Museu Udo Knoff realiza oficinas para estimular a criatividade e a percepção estética dos participantes

oficina-pintura-em-azulejo

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho) promove uma séria de oficinas na próxima semana. Segunda-feira (26/09), às 14h, acontece a Oficina de Pintura em Azulejos. Na terça-feira (27/09) será realizada às 14h a Oficina de Ecobag e Estamparia. Já na quinta-feira (29/09) é a vez da Oficina Pintura em Azulejos que acontece às 14h. De acordo com a coordenadora do museu, Renata Alencar, essas ações socioeducativas são realizadas periodicamente, com grupos pré-agendados ou não, com o objetivo de aproximar as pessoas do museu, dos acervos, da cultura e do patrimônio.

Voltada para um grupo de 30 mulheres da terceira idade,  a Oficina de Pintura em Azulejos será realizada na segunda-feira (26/09), às 14h, pelas artistas plásticas  Geise Ferreira e Tita Anjos, no próprio Museu Udo Knoff. A oficina tem o objetivo de proporcionar a experimentação de materiais artísticos, estimulando a criatividade, a percepção estética, o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo através de imagens de referências do acervo e das experiências dos participantes. “Assim, procuramos contribuir para que os participantes façam uma relação entre a arte e a vida, compartilhando suas produções”, explica Renata.

oficina-ecobag-e-estamparia

Participantes do Centro Social Urbano (Rua Lima e Silva, 100 – Liberdade) vão receber a equipe do Museu Udo Knoff na terça-feira (27/09), às 14 para a Oficina de Ecobag e Estamparia. A atividade, ministrada pelas artistas plásticas  Geise Ferreira e Tita Anjos, tem o intuito de apresentar a técnica de confecção de ecobag, além da arte em estamparia como uma técnica de produção simples que pode ser construída através da utilização de materiais acessíveis, além de estimular à manifestação do potencial artístico dos participantes.

A última atividade da semana acontece na quinta-feira (29/090, às 14h, no próprio Museu Udo Knoff, também ministrada pelas artistas plásticas  Geise Ferreira e Tita Anjos. Trata-se da Oficina de Pintura em Azulejo que vai ser realizada para o grupo do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), do Garcia. A atividade tem como objetivo desenvolver habilidades manuais e a criatividade e percepção estética, tendo como temática central os motivos de azulejo do Museu.

 

Sobre o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

Localizado na Rua Frei Vicente, no Pelourinho, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica é o resultado da coleção particular do ceramista Udo Knoff, natural da Alemanha, radicado na cidade do Salvador, Bahia, desde o ano de 1952. Ao vender sua coleção, Udo Knoff acreditava que a criação de um Museu de Azulejo seria a melhor forma de preservá-la, além de possibilitar a abertura de um espaço de oficinas como meio de educar a comunidade para respeitar e valorizar tal acervo. O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho) é um equipamento da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) – unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Visitação: terça a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Entrada: grátis

Endereço:Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador

Telefone: (71) 3117-6389

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s