Parque Histórico Castro Alves sedia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município de Cabaceiras do Paraguaçu

Parque Histórico Castro Alves do IPAC 5

O município de Cabaceiras do Paraguaçu, localizado a 170 km da cidade de Salvador, recebe de 17 a 23 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de popularização de ciência do país. O projeto ‘Cultura na agricultura: Mandioca entre a tradição e a ciência’, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), será abordado durante o evento que acontece no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), um espaço que ocupa uma área de 52 mil metros quadrados em Cabaceiras do Paraguaçu, onde o poeta Castro Alves nasceu. A programação é gratuita e aberta a todos os interessados, sempre a partir das 9h.

semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia_card

No Parque Histórico, entre os dias 17 a 23/10, das 09 às 18h, acontece a exibição de ‘Mandioca: raiz do Brasil’, vídeo produzido e dirigido pela TV Educativa da Bahia (TVE BA), além das visitas monitoradas à Casa de Farinha e à Roça de Mandioca. Outros destaques da programação são as palestras ‘Mandioca, a raiz do Brasil – um símbolo da identidade cultural’, ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Joselito Motta, em 17/10, às 09h; e ‘Cadeia agroindustrial da mandioca: situação atual, oportunidades e desafios’, ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Carlos Estevão Leite Cardoso, em 21/10, às 09h.

A programação ainda segue no Parque Histórico com as atividades: Contação de História ‘Lenda da Mandioca’ entre os dias 18 a 21/10, das 10h às 15h; ‘Sarau no Parque comemorando a Cultura e Raiz’ no dia 18/10 às 19h; apresentação da Enquete ‘Na Lida da Mandioca’, da Oficina de Teatro do PHCA, e apresentação do ‘Boinho de Painho’ no dia 19/10 às 15h.

A SNCT, que nesta 13° edição traz o tema ‘A ciência alimentando o Brasil’, tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. O projeto ‘Cultura na agricultura: Mandioca entre a tradição e a ciência’, do IPAC, será o tema abordado durante o evento realizado simultaneamente, em Salvador, Jequié e Cabeceiras do Paraguaçu, entre 17 e 23/10. O projeto foi vencedor do edital nº 01/2016 da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  A iniciativa do IPAC vai proporcionar diálogo entre museus, população, órgãos municipais, estaduais e federais, com atividades educativas, cine-debates e exposições que abordem a importância cultural da mandioca.

“Ficamos contentes por conseguir propor temática que salienta a aproximação entre a tradição e a ciência sobre essa cultura tão presente e importante para a população de várias regiões da Bahia e do país. Hoje, mais de 100 países do mundo cultivam a mandioca e mais de 700 milhões de pessoas se alimentam de algum alimento que contém mandioca. Além disso, existe uma contribuição da cultura indígena muito forte na tradição e na história do processo da cultura da mandioca”, afirma a socióloga e coordenadora do projeto, Jussara Nascimento.

O Parque Histórico Castro Alves é ideal para produção do conhecimento em geral e, além disso, dispõe de anexo com sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administrativo. O espaço onde ocorre o evento foi inaugurado em março de 1971, em comemoração ao primeiro centenário da morte do poeta baiano, Antônio Frederico de Castro Alves.

Serviço: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

Onde: Parque Histórico Castro Alves – Praça Castro Alves, n° 106. Cabaceiras do Paraguaçu (BA)

Quando: 17 a 21 de outubro 2016

Horário: 9h às 18h

Quanto: Gratuito

A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Anúncios

Uma resposta em “Parque Histórico Castro Alves sedia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município de Cabaceiras do Paraguaçu

  1. Pingback: Parque Histórico Castro Alves sedia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Os comentários estão desativados.