“A Ponte Lúdica – Meu Pedacinho no Presépio” é o novo projeto de articulação do Museu Udo Knoff com escolas e instituições de Salvador

meu-pedacinho-de-presepio_cartaz

 O Museu de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff (Pelourinho) realiza novamente um projeto com o ceramista uruguaio Sérgio Centurión. Intitulado ‘A Ponte Lúdica – Meu Pedacinho no Presépio’, o projeto será articulado com escolas e instituições sociais do Centro Histórico (e entorno) que serão convidadas a participarem das atividades que resultarão num presépio que ficará exposto de 06 de dezembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017.

Além da cerâmica, serão usados suportes para auxiliarem os participantes na confecção das peças que vão compor o presépio, como fôrmas de animais e pessoas. O ceramista ministrará as oficinas e, após o final da exposição, os integrantes da atividade vão poder levar as esculturas (“pedacinhos do presépio”) que criaram.

O setor educativo do museu está convocando as escolas e instituições do Pelourinho (e entorno) para fazerem parte da ação. As oficinas serão realizadas no período da manhã ou da tarde, conforme agendamento prévio. Podem participar jovens, crianças em idade escolar e também grupos de pessoas da terceira idade e de necessidades especiais. Grupos de até 20 pessoas. O agendamento está aberto, junto ao setor educativo (3117-6389 / educativoudoknoff@gmail.com /museuceramica@gmail.com).

De acordo com a coordenadora do museu, Renata Alencar, ‘A Ponte Lúdica – Meu Pedacinho no Presépio’ tem o objetivo didático de, através da montagem de um presépio, democratizar a arte e aflorar a criatividade dos participantes através de atividades lúdicas envolvendo a cerâmica. Segundo o artista, a proposta é desenvolver o fazer artístico e despertar reflexões sobre o comportamento humano.

“A atividade é uma reflexão sobre um fato real descrito na antiguidade, o qual nos ilustra de forma clara o comportamento do ser humano quando é movido por valores superiores. É uma ação sociocultural, destinada a expressar uma esperança coletiva a respeito da vida, sua potencialidade e sonhos de superação que todo ser humano abriga no âmago da sua alma”, explica Centurión.

A ação é um desdobramento do projeto ‘A Ponte Lúdica’ realizado em 2014 com o ceramista. Chamados de “workshops de interferência” também tinham a proposta de democratizar a arte, tornando as crianças e adolescentes participantes nos próprios criadores de suas esculturas, que eram feitas de terracota (argila).

Sérgio Centurión é um artista e ceramista nascido no Uruguai. Iniciou os seus estudos em 1973, e em 1975 ingressou no Atelier Maldonado (Uruguai), onde conheceu técnicas de desenho e pintura, aprimorando os seus conhecimentos e dotes artísticos. Recebeu prêmios importantes, como a menção honrosa da 1ª Bienal de Arte Jovem, em Montevidéu, do Salão Anual de Maldonado e do Museu de Arte Latino-Americana. Para o artista, a confecção do presépio é uma ação sociocultural, destinada a expressar uma esperança coletiva a respeito da vida, sua potencialidade e sonhos de superação que todo ser humano abriga.

Contatos: (71) 99130-3605/98725-2301/ artsccenturion@gmail.com.

 

Serviço: ‘A Ponte Lúdica – Meu Pedacinho no Presépio’

Ministrante da oficina: Sergio Centurión e Núcleo Educativo do Museu Udo Knoff.

Período: oficinas no período da manhã ou da tarde, conforme agendamento prévio.

Quem pode participar: Jovens, crianças em idade escolar e também grupos de pessoas da terceira idade e com necessidades especiais. Grupos de até 20 pessoas.

Agendamento: Aberto, junto ao setor educativo.

Contato: 3117-6389 / educativoudoknoff@gmail.com /museuceramica@gmail.com

Local: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho).

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho) é um equipamento da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) – unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios