Oficinas do projeto “Meu Pedacinho no Presépio” seguem no Museu Udo Knoff

Nesta terça (22), ocorreu mais uma oficina do projeto ‘A Ponte Lúdica – Meu Pedacinho de Presépio’ no Museu de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff (Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho). Desta vez, as atividades foram realizadas com o grupo de senhoras do Multicentro de Saúde da Liberdade – Bezerra Lopes, as quais têm a faixa etária de 65 a 84 anos. O projeto é uma parceria com o ceramista Sérgio Centurión e tem o objetivo de, através da montagem de um presépio, democratizar a arte e aflorar a criatividade dos participantes com atividades lúdicas envolvendo a cerâmica. Ao final da construção, o presépio ficará em exposição no museu.

“No início elas estavam com receio de não conseguirem realizar a atividade, mas ao longo do processo foram estimuladas, acreditaram e conseguiram resgatar a criança que havia dentro delas”, explica Renata Alencar, coordenadora do museu. “As peças foram surgindo a partir de suas referências estéticas, haja vista que cada personagem tomou a forma individual de suas memórias. Os personagens do presépio terão diversas características que vem confirmar a representação da própria formação do povo brasileiro, um presépio eclético e democrático”, conclui.

 

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho) é um equipamento da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) – unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Anúncios