Programação dos Museus Dimus/IPAC – 01 a 07/12

Os museus da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) localizados no Pelourinho (Centro Cultural Solar Ferrão, Abelardo Rodrigues, Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Tempostal) não funcionam no próximo domingo (04/12) em virtude das comemorações do Dia de Santa Bárbara. Nos demais dias a programação continua normal, bem como nos demais museus. Confira:

funcionamentomuseus-stbarbara-04-12

DESTAQUES

Nascimento de Cristo é comemorado nas ruas do Pelourinho

com o ‘Cortejo do Aniversariante’

cortejo-do-aniversariante-2016-1

O primeiro dia do mês em que é celebrado o nascimento de Jesus Cristo será marcado com comemoração no Pelourinho. Nesta quinta (01/12) às 16h, o ‘Cortejo do Aniversariante’ percorrerá as ruas do Centro Histórico aos sons da Orquestra Museofônica, juntamente ao Grupo Eterna Juventude e ao Quarteto de Sopro. O cortejo terá saída do Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho) e seguirá as principais ruas do bairro sob a condução da etnomusicóloga Emília Biancardi.

cortejo-do-aniversariante-2015-2

A ação, que também foi realizada no ano passado, integra as atividades realizadas pelos museus da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) localizados no Pelourinho: Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Centro Cultural Solar Ferrão e Museu Abelardo Rodrigues. Além do Cortejo, haverá a entrega de escapulários natalinos para algumas personalidades, como Ana Liberato (diretora do Museu de Arte Moderna), entre outros.

Confira o roteiro do Cortejo:

  • Concentração em frente ao Centro Cultural Solar Ferrão (16h);
  • Segue para o Restaurante XV de Novembro, no Terreiro de Jesus;
  • Parada – Catedral do Terreiro de Jesus;
  • Segue para o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) no Largo do Pelourinho;
  • Segue para a Associação de Capoeira Angola na Rua Gregório de Matos;
  • Encerramento – Centro Cultural Solar Ferrão.

 

Exposição ‘Mestres da Capoeira: Em Busca da Oralidade Perdida’ em

cartaz no Centro Cultural Solar Ferrão

mestres-da-capoeira_divulgacao-35

A exposição ‘Mestres da Capoeira – Em Busca da Oralidade Perdida’ entra em cartaz na Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) a partir da próxima terça-feira (06/12) e fica até 19/02/2017. O projeto reúne relatos de nove dos mais importantes Mestres de Capoeira baianos, que resultaram em uma exposição interativa de registro das histórias e experiências vividas por eles e que vinha sendo transmitida pela oralidade e, portanto, com grande risco de perda.

Todos os Mestres foram entrevistados pessoalmente e, destes encontros, foram feitos vídeos, textos, fotos e reprodução de objetos pessoais relevantes para a narrativa de suas histórias. A mostra é composta ainda por registros de jornais e materiais de época, além de outros elementos coletados em que apresentam ao público esta perspectiva da história, por ora, restrita aos mestres que viveram as experiências.

 

Museu Tempostal abre mais uma turma para a

‘Oficina Fotografia: Cores do Pelourinho’

 cardoficinafotografiapelourinho-tempostal

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da ‘Oficina Fotografia: Cores do Pelourinho’ que o Museu Tempostal promove nos dias 3, 10 e 11 de dezembro. Será uma única turma que participará da oficina que acontece sempre pela manhã, de 9 às 12h. Nos encontros, os alunos vão aprender: dia 03/12, teoria básica fotográfica e prática externa; dia 10/12, teoria básica da fotografia artesanal (Pinhole) e prática externa; e dia 11/12, elementos básico de fotografias de modelos, com prática interna nas dependências do museu e externa na Praça das Artes.

Para participar não é necessário possuir uma câmera profissional, sendo permitida a utilização de máquinas compactas e celulares. As inscrições devem feitas pelo formulário que pode ser preenchido no link (abaixo). Depois de preenchido, o aluno receberá resposta automática com instruções. Mais informações:  coresdopelourinho@gmail.com ou pelo telefone 3117-6383.

Link:

www.docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNi9PMvjDolPP_yLrqBlohpRp4KroMkGMbRCXYbNOzvEGhww/viewform?c=0&w=1.

 

 

 

 

 

Anúncios