Palácio da Aclamação sedia lançamento do Núcleo de Ópera com Gilberto Gil e Cortejo Afro, dia 18, às 14h

palacio-da-aclamacao-1m

Em evento fechado somente para autoridades, profissionais e veículos de comunicação, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e o Núcleo de Ópera da Bahia (NOB), anunciam a Programação Anual de ensaios e apresentações artísticas de ópera no Palácio da Aclamação (Av. 7 de setembro, nº1330 – Tel. 3117-6150), no próximo dia 18 (sábado, fevereiro/2017), às 14h, no bairro do Campo Grande, em Salvador.

O lançamento para profissionais de comunicação acontece com as presenças e participações especiais do cantor e compositor baiano, Gilberto Gil, e do bloco Cortejo Afro. Padrinho do NOB, o cantor e compositor Gilberto Gil também será homenageado pelo Cortejo durante o Carnaval de Salvador 2017. O ensaio será com músicas de Gilberto Gil e arranjos do diretor do NOB, maestro Aldo Brizzi.

Desde o início do ano, integrantes do NOB participam de ensaios do Cortejo Afro na Praça das Artes do IPAC, no Pelourinho, onde homenageiam Gilberto Gil. A ocupação da praça no Pelourinho, os ensaios e apresentações de ópera no Palácio da Aclamação integram o projeto do governo estadual de dinamizar espaços do IPAC. Além de largos, praças, imóveis e museus no Centro Histórico de Salvador, o IPAC é responsável pelo Passeio Público (contíguo ao Aclamação), MAM (Avenida Contorno), MAB (Corredor da Vitória), Palacete das Artes (Graça), Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Tempostal e Centro Cultural Solar Ferrão, na capital. No interior do estado, responde pelo Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro), Museu do Recôncavo Wandelrey Pinho (Candeias) e Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu).

A ocasião marca também a inauguração do Núcleo de Ópera da Bahia no Aclamação. Para a programação anual, o NOB já prepara três óperas. Uma sobre terreiros de candomblé, outro com e para crianças e mais uma que terá inspiração nos festejos juninos. O núcleo é formado por cerca de 70 músicos, cantores e bailarinos e fez a estreia mundial da versão em português da ópera Treemonisha com orquestração de Brizzi, no último dia 26 de janeiro no Teatro Castro Alves, equipamento também da SecultBA. Dividida em três atos, a obra do americano Scott Joplin (1868-1917), considerado o rei do ragtime, foi a primeira ópera escrita por um compositor negro que se tem notícia.

“O núcleo é um projeto inovador que se encaixa na estratégia do governo estadual para dinamizar espaços e museus, e o Aclamação tem perfil adequado para recebê-lo”, diz o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), João Carlos de Oliveira. O IPAC fez a cessão de sala para ensaios e apresentações.

O Aclamação é um dos mais significativos museus-casas de Salvador. Residência dos governadores da Bahia de 1912 até 1967, o solar oitocentista foi ampliado com projeto do arquiteto italiano Filinto Santoro. Abrigou visitantes ilustres, como a rainha Elizabeth II (1968), e se tornou museu em 1991. Desde 2008, a diretoria de Museus (Dimus) do IPAC está sediada no palácio.

O imóvel tem dois pavimentos e mobiliário em estilo D. José I e Luiz XV, objetos de bronze, porcelana e cristal, tapetes persas e franceses, além de pinturas de paredes e forros criados pelo artista baiano Presciliano Silva (1883-1965), compõem o acervo do palácio. No térreo, está o Salão Nobre, onde, segundo Eliene, o núcleo vai ensaiar.

“Estamos ansiosos para ensaiar com o piano de cauda Steinway, adquirido pelo Aclamação na década de 40 pois é um dos melhores do Brasil, fabricado em cedro do Líbano, madeira rara”, comemora Brizzi. Segundo ele, o Aclamação também vai sediar um ciclo de apresentações com músicas de Dorival Caymmi e Richard Wagner.

Conheça os museus e espaços urbanos do IPAC: http://www.ipac.ba.gov.br/museus. Acesse: http://www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’. Assista: http://goo.gl/Hjxtkc.

SERVIÇO:

Lançamento fechado p/autoridades e Imprensa – Programação Anual do NOB

Data: Sábado, dia 18 de fevereiro

Horário: 14:00

Anúncios