Programação museus DIMUS/IPAC

CARNAVAL 2017

Os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), localizados no Pelourinho, estarão fechados a partir de quarta-feira (22/02) à 01/03 (Quarta de Cinzas) em virtude do Carnaval. São eles: Centro Cultural Solar Ferrão, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, o Museu Abelardo Rodrigues e o Museu Tempostal. Em 02/03, os museus voltam ao funcionamento normal, abrindo das 12h às 18h (terça a sexta) e das 12 às 17h (sábados, domingos e feriados). O Parque Histórico Castro Alves, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo baiano) começa o recesso de carnaval na quinta-feira (23/02) e retoma as atividades na quinta seguinte (02/03).

DESTAQUES:

GILBERTO GIL ENSAIA COM CORTEJO AFRO E NÚCLEO DE ÓPERA DA BAHIA NO

PALÁCIO DA ACLAMAÇÃO, SÁBADO (18/02)

 palacio-da-aclamacao-1m

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e o Núcleo de Ópera da Bahia (NOB) anunciam a Programação Anual de ensaios e apresentações artísticas de ópera no Palácio da Aclamação (Av. 7 de setembro, 1330) no dia 18/02, às 14h (evento fechado para os artistas, autoridades e imprensa). O lançamento acontece com as presenças e participações especiais do cantor e compositor baiano Gilberto Gil e do bloco Cortejo Afro. Padrinho do NOB, o cantor e compositor Gilberto Gil também será homenageado pelo Cortejo durante o Carnaval de Salvador 2017. O ensaio será com músicas de Gilberto Gil e arranjos do diretor do NOB, maestro Aldo Brizzi.

Ao longo de 2017, o NOB estará usando o Salão Nobre do Palácio da Aclamação para seus ensaios. O grupo anuncia que estará ensaiando a ópera Treemonisha para apresentações em Lisboa (Portugal), em abril e maio. Na sequência começam os trabalhos para três outras óperas. Uma sobre terreiros de candomblé tombados pelo IPAC (em comemoração aos 50 anos do instituto, comemorados em setembro deste ano); outra infanto-juvenil (com apresentações para escolas públicas seguindo a proposta de formação de público) e mais uma que terá inspiração nos festejos juninos.

  

MUSEU UDO KNOFF DE AZULEJARIA E CERÂMICA PROMOVE VISITA GUIADA NO PELOURINHO

card-udoknoff_visita-guiada-18-02-m

Os interessados na arte e história da azulejaria podem se inscrever na visita guiada que será realizada pelo Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) no dia 18/02 (sábado), das 10 às 12h. O encontro, que tem o tema “Os azulejos da Bahia pelo olhar de Udo Knoff”, tem duração de duas horas, é gratuito e tem 20 vagas. A visita – que ctna com os especialistas em azulejaria Eliana Mello e Estácio Fernandes – tem início no museu, às 10h, com um bate-papo sobre Udo Knoff, seu trabalho e o que será visto nas ruas do Pelourinho. Depois, o grupo segue para as ruas e retorna ao museu. Os interessados precisam fazer inscrição prévia no mediante inscrição prévia pelo 3117-6389 ou educativoudoknoff@gmail.com.

OFICINA DE MÁSCARAS DE CARNAVAL É REALIZADA NA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DO METRÔ

oficina-de-mascaras_metro

Estudantes de escolas públicas e usuários do metrô de Salvador terão a oportunidade de participar da ‘Oficina de Máscaras’ que acontece no dia 21/02 (terça-feira), das 15 às 17h, na Estação Rodoviária do Metrô, integrando a programação do Metrô Folia. Promovido em parceria pela CCR Metrô Bahia, o IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e a DIMUS (Diretoria de Museus), o evento conta ainda com apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

O objetivo é trazer de volta a memória de antigos carnavais e dos bailes de mascarados, através da confecção de máscaras, fazendo ainda uma alusão ao carnaval de máscaras de Maragogipe (cidade do Recôncavo baiano). Podem participar da oficina, usuários do metrô e estudantes das escolas públicas do entorno da estação. Serão 30 vagas, sendo que 20 são destinadas a estudantes e 10 para usuários. As inscrições para participar das oficinas devem ser feitas no local, mediante disponibilidade de vaga. Mais Informações: (71) 3117-6381 (setor de Articulação DIMUS) ou no 0800 071 8020 (Central de Atendimento CCR Metrô Bahia).

MOSTRA ‘MESTRES DA CAPOEIRA’ EM CARTAZ ATÉ 05/03

 PeçaGráficaMestresDaCapoeira

A exposição ‘Mestres da Capoeira – Em Busca da Oralidade Perdida’ fica em cartaz na Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) até o dia 05/03 (domingo). O projeto reúne relatos de nove dos mais importantes Mestres de Capoeira baianos, que resultaram em uma exposição interativa de registro das histórias e experiências vividas por eles e que vinha sendo transmitida pela oralidade e, portanto, com grande risco de perda. Todos os mestres foram entrevistados pessoalmente e, destes encontros, foram feitos vídeos, textos, fotos e reprodução de objetos pessoais relevantes para a narrativa de suas histórias. A mostra é composta ainda por registros de jornais e materiais de época, além de outros elementos coletados em que apresentam ao público esta perspectiva da história, por ora, restrita aos mestres que viveram as experiências.

fotos_mestres-de-capoeira_solar-ferrao_fernando-barbosa-4

Serviço: exposição ‘Mestres da Capoeira – Em Busca da Oralidade Perdida’

Local: Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 35, Pelourinho)

Período: visitação até 05/03/2017 (domingo)

Visitação: terça a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Entrada: grátis

Telefone: (71) 3116-6743/ Lila Lopes: 99613-0856 (lilarlopes@hotmail.com)

Anúncios