Programação dos Museus Dimus/IPAC – 16/03 a 22/03

DESTAQUES

A mostra ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’
entra em cartaz no Parque Histórico Castro Alves

Fazendo parte das comemorações dos 170 anos do poeta abolicionista, Castro Alves, o Parque Histórico Castro Alves, localizado no município Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo baiano), recebe a exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’. A mostra reúne fotografias que retratam as vivências de vaqueiros, ícones da cultura nordestina e que tiveram seu ofício reconhecido como patrimônio cultural em agosto de 2011, e pode ser conferida durante o horário de visitação do museu: terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h; fins de semana e feriados, das 9h às 14h.

A exposição é composta por imagens resultantes do projeto “Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologias”, reunindo 16 fotografias de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, com curadoria de Washington Queiroz. Estas imagens trazem à tona o não reconhecimento com que têm sido tratados os brasileiros que viveram e vivem nas brenhas, nos matos, no território rural. Protagonista do maior fenômeno sócio-cultural-econômico de fixação e unidade em toda a região Nordeste e em outras regiões do país, o vaqueiro foi o bandeirante que pontuou o território baiano com locais de pouso e currais que se transformariam nas primeiras cidades do interior da Bahia e do Nordeste. Para tanto, a partir do século XVI, a “civilização do couro” ou civilização vaqueira criou, recriou e cria saberes, procedimentos.

 
SERVIÇO: Exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’

Visitação: terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h. Fins de semana e feriados, das 9h às 14h.
Onde: Parque Histórico Castro Alves (PHCA)
Endereço: Praça Castro Alves, nº 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/ BA
Tel.: (75) 3681-1102
Gratuito     

O Parque Histórico Castro Alves integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Anúncios