“Deu na telha” é destaque na Semana de Museus Dimus/Ipac

Entre a programação da Semana de Museus em 2017, os museus Dimus/Ipac localizados no Pelourinho – Museu Udo Knoff, Centro Cultural Solar Ferrão e Museu Tempostal – se unem para realizar a atividade “Deu na Telha”, em parceria com o ceramista Sérgio Centurión Centurión, com a artista plástica Gabriela Veloso Morais e a pedagoga Maria de Fátima da Costa Quentro. A atividade será realizada a partir das 14h, nos dias 16 e 17 de maio, na Galeria 2 do Solar Ferrão, com dois grupos de alunos de escolas do Centro Histórico de Salvador. A ação conta com o apoio do Consulado do Uruguai-SSA/BA.

Estes grupos farão uma visita aos três museus e depois vão realizar um trabalho artístico, pintando sobre uma telha antiga reciclada, onde cada aluno expressará de forma livre o que “Deu na Telha”. O projeto será finalizado com a exposição das obras do trabalho realizado até o final desta semana.

Escola Vivaldo_18 de nov (6)

Meu Pedacinho de Presépio, 2016

Este projeto é uma continuação do projeto didático multiintercultural “A Ponte Lúdica” que o Museu Udo Knoff realizou com Centurión em 2014. Chamados de “workshops de interferência” tinham a proposta de democratizar a arte, tornando as crianças e adolescentes participantes nos próprios criadores de suas esculturas, que eram feitas de terracota (argila). Depois, com esta parceria, o Udo Knoff realizou o projeto ‘A Ponte Lúdica – Meu Pedacinho no Presépio’, também articulado com escolas e instituições sociais do Centro Histórico (e entorno). Na ocasião, os participantes fizeram oficinas de cerâmica para a confecção das peças do presépio que ficou exposto no museu.

“O nome da ação sociocultural vem da expressão ‘faça o que bem quiser’, ou seja, o que ‘deu na telha’. Neste caso, em termos artísticos trata-se  da pintura sobre a telha antiga, e também em referência ao uso deste material cerâmico que está presente em muitos casarões  do Centro Histórico”, explica Fátima Soledade, do núcleo de articulação da Dimus.

Sérgio Centurión Centurión é um artista e ceramista nascido no Uruguai, e já recebeu prêmios importantes como a menção honrosa da 1ª Bienal de Arte Jovem, em Montevidéu. Para Sérgio, a proposta é desenvolver o fazer artístico e despertar reflexões sobre o comportamento humano. “É uma ação sociocultural, destinada a expressar uma esperança coletiva a respeito da vida, sua potencialidade e sonhos de superação que todo ser humano abriga no âmago da sua alma”, explica Centurión. Contato: artsccenturion@gmail.com / Fone: (71) 98527-2301.

As inscrições podem ser feitas através do email educativoudoknoff@gmail.com ou telefone: 3117-6388.

15ª SEMANA DE MUSEUS – Temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A 15ª Semana de Museus acontecerá de 15 a 21/05 nos diversos museus do Brasil. Com a temática “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a 15ª Semana de Museus mais de mil museus de todo o país, oferecendo ao público 3 mil atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas.

Acompanhe a programação dos museus do Estado no blog: https://dimusbahia.wordpress.com/.

Anúncios