Parque Histórico Castro Alves apresenta feira, workshop e performances na 15ª Semana de Museus

Aniversário dos 170 anos de Castro Alves em Cabaceiras do Paraguaçu foto Fernando Barbosa (42) (1)

A 15ª Semana de Museus já tem programação completa no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), em Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo baiano). Entre os dias 16 a 21/05 (terça a domingo), o público vai poder assistir performances da Oficina de Teatro do PHCA e do Grupo Cultural Boinho de Painho, além de participar de ações educativas como o workshop de valorização da música e a feira de artesanato do Parque. A programação ainda conta com a exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’.

Na próxima terça-feira (16/05) às 15h, acontece o lançamento do espetáculo da Oficina do Grupo de Teatro do Parque Histórico Castro Alves, onde são apresentadas releituras de antigos musicais da década de 80. No dia 19/05 (sexta) a apresentação acontece no mesmo horário. No dia 16/05 também acontece a apresentação do Grupo Cultural Boinho de Painho, onde o ‘Boi Bumbá’ é representado por jovens da comunidade, com a intenção de fazer um resgate cultural. A performance acontece às 15h30 e às 19h.

Boinho de Painho na Premiação 170 anos do aniversário de Castro Alves foto Fernando Barbosa

Boinho de Painho na Premiação 170 anos do aniversário de Castro Alves foto Fernando Barbosa

A programação também conta com duas ações educativas: no sábado (20/05) das 09h às 14h, haverá um ‘Workshop de Valorização da Música’ com o professor e guitarrista Daniel Santana; já no domingo (21/05), no mesmo horário, acontece a ‘Feira de Artesanato do Parque’. Além da venda e exposição de produtos artesanais, a proposta da atividade é ampliar a visibilidade desses produtos e de seus produtores perante a comunidade. As atividades são abertas ao público.

Os visitantes que aproveitarem a programação do PHCA, ainda vão poder conferir a exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’. Composta por imagens resultantes do projeto ‘História dos Vaqueiros: Vivências e Mitologias’ e reunindo 16 fotografias de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, a mostra tem curadoria de Washington Queiroz e relata, através de registros e objetos, múltipas histórias deste ofício considerado patrimônio imaterial.

Serviço: 15ª Semana de Museus
Local:
Parque Histórico Castro Alves
Endereço: Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/BA
Programação:

  • 16/05 – Espetáculo da Oficina do Grupo de Teatro do PHCA às 15h; Apresentação do Grupo Cultural Boinho de Painho às 15h30 e 19h;
  • 19/05 – Espetáculo da Oficina do Grupo de Teatro do PHCA às 15h;
  • 20/05 – ‘Workshop de Valorização da Música’ com o professor e guitarrista Daniel Santana, das 09h às 14h;
  • 21/05 – ‘Feira de Artesanato do Parque’, das 09h às 14h.

Telefone: (75) 3681-1102
Programação gratuita

15ª SEMANA DE MUSEUS – Temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A 15ª Semana de Museus acontecerá de 15 a 21/05 nos diversos museus do Brasil. Com a temática “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a 15ª Semana de Museus mais de mil museus de todo o país, oferecendo ao público 3 mil atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas.

Acompanhe a programação dos museus do Estado no blog: https://dimusbahia.wordpress.com/.

PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES (PHCA)

Por conta do primeiro centenário da morte de Castro Alves, em março de 1971 foi inaugurado, no lugar onde ele nasceu, o museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA), numa área de 52 mil metros quadrados. O acervo convida os visitantes a mergulharem no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravatura no Brasil, através de seus poemas, informações e objetos pessoais dele e familiares. Além do museu, o parque contém um anexo com sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administrativo. Na área de Mata Nativa, os visitantes podem fazer uma trilha e visitarem o Pouso de Adelaide, o Anfiteatro, a “Cruz da Estrada”, a Fonte e o Marco da Fazenda. O público pode ainda usufruir dos projetos socioeducativos: Conhecendo as Nascentes; Sarau no Parque: Música, Poesia e Arte nos Finais de Tarde; Brincando no Parque como no Tempo de Nossos Avôs; Oficina de Teatro; Baú de Memórias e Sopa de Letras. Anualmente, o Parque também promove o Festival de Declamação de Poemas de Antônio Frederico de Castro Alves. O PHCA integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Anúncios