Palestras, ação educativa e visita mediada marcam a 15ª Semana de Museus no Museu Udo Knoff

visita-18-fev_azulejos-24

A 15ª Semana Nacional de Museus terá programação no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. Localizado no Pelourinho, o museu promoverá atividades gratuitas a partir do dia 18/05 (quinta-feira) com a palestra “O Ateliê de Cerâmica Udo Knoff: a história que precisa ser contada”, às 16h. Já na sexta (19/05), às 14h, é a vez da palestra “O Restauro dos Painéis de Azulejo de Jenner Augusto” e uma oficina onde os presentes vão aprender a pintar azulejos. Às 14h30 do sábado (20/05) acontece o II Roteiro de Visitação ‘Os azulejos da Bahia pelo olhar de Udo Knoff’. As inscrições podem ser feitas através do email educativoudoknoff@gmail.com ou telefone: 3117-6388.

visita-18-fev_azulejos-2

A palestra ‘O Ateliê de Cerâmica Udo Knoff: a história que precisa ser contada’ será ministrada por Eliana Mello, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. A atividade consiste em divulgar o trabalho feito no atelier do ceramista alemão Udo Knoff, de onde saíram revestimentos cerâmicos que fazem parte do patrimônio de azulejos da Bahia. A palestra será realizada dia 18/05, das 16h às 18h.

Na sexta-feira (19/05) será realizada a palestra “O Restauro dos Painéis de Azulejo de Jenner Augusto”, às 14h. “Será uma apresentação sobre esse que foi o primeiro trabalho de transposição de azulejos realizado em Salvador. Estes painéis estavam decorando o Restaurante Alto de Ondina e corriam sério risco de degradação. Então foram recolocados no Jardim Zoológico e podem ser visitados ainda hoje em dia. O interessante que foi uma parceria entre Jenner e Udo, uma vez que os painéis foram queimados na oficina de Udo Knoff, mas a autoria é de Jenner”, explica Renata Alencar, coordenadora do Museu.

Logo após ocorrerá um desdobramento lúdico onde os participantes vão participar de uma oficina de pintura em azulejo, com a intenção de aflorar o exercício da criatividade e o senso de observação. Para esta oficina foi convidada a ceramista e artista plástica Norma Couto.

Para fechar a programação, no dia 20/05 (sábado), às 14h30, os especialistas em azulejaria Estácio Fernandes e Eliana Mello promoverão o II Roteiro de Visitação ‘Os azulejos da Bahia pelo olhar de Udo Knoff’, que se trata de uma visita aos azulejos de fachada localizados no Centro Histórico e Avenida Joana Angélica. Além dos azulejos de fechada, a visita inclui o Lar Franciscano (Baixa dos Sapateiros) e a Casa da Providência (Saúde). “Procuramos identificar os exemplares que formam a coleção feita pelo ceramista, preservada hoje como acervo do museu e que foi também registrada nas 60 pranchas em aquarela que ilustram o livro ‘Azulejos da Bahia’ de Udo Knoff”, ressalta Renata Alencar, coordenadora do museu.

Na oportunidade, os interessados vão aprender sobre a azulejaria histórica no contexto urbano, perceber o papel do museu no compartilhamento da memória cultural da sociedade e refletir sobre a importância da preservação deste legado. A atividade terá público máximo de 20 pessoas. Toda esta programação é uma parceria entre o Museu Udo Knoff, Estácio Fernandes e Eliana Mello. As inscrições são realizadas através do email educativoudoknoff@gmail.com  ou telefone: 3117-6388.

 Serviço: 15ª Semana de Museus
Local:
 Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica
Endereço: Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador
Programação:

  • 18/05 (quinta) – Palestra com Eliana Mello: ‘O Ateliê de Cerâmica Udo Knoff: a história que precisa ser contada’, às 16h.
  • 19/05 (sexta) – Palestra “O Restauro dos Painéis de Azulejo de Jenner Augusto”, às 14h, seguida de oficina de pintura em azulejo com Norma Couto (máximo 20 pessoas).
  • 20/05 (sábado) – II Roteiro de Visitação ‘Os azulejos da Bahia pelo olhar de Udo Knoff’ com Estácio Fernandes e Eliana Mello, às 14h30 (máximo 20 pessoas).

Inscrições: Através do e-mail educativoudoknoff@gmail.com   ou telefone: 3117-6388.
Atividades gratuitas.

15ª SEMANA DE MUSEUS – Temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A 15ª Semana de Museus acontecerá de 15 a 21/05 nos diversos museus do Brasil. Com a temática “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a 15ª Semana de Museus mais de mil museus de todo o país, oferecendo ao público 3 mil atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas.

MUSEU UDO KNOFF

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo, e é o resultado da coleção particular do ceramista Udo Knoff, natural da Alemanha, radicado na cidade do Salvador, Bahia, desde o ano de 1952.   No andar térreo, a exposição “Azulejaria na Bahia” reúne materiais referentes á arte da cerâmica e do azulejo, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII.

No primeiro andar fica a mostra “Arte e Azulejaria” que exibe fotografias de prédios revestidos com azulejos confeccionados pela oficina de Udo Knoff, fruto de projetos de artistas renomados do estado da Bahia. Também será possível conferir um documentário sobre o colecionador e ceramista. “A coleção do mestre Udo Knoff é, sem dúvida alguma, uma das grandes preciosidades acolhidas pela Bahia”, declarou a especialista em azulejaria Zeila Maria de Oliveira Machado. Completa a exposição, objetos confeccionados nas oficinas desenvolvidas pelos museólogos da casa, que realizam atividades educacionais com o objetivo de se manter o desejo de Udo Knoff.

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Anúncios