15ª Semana de Museus Dimus/IPAC

Temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a 15ª Semana Nacional de Museus (15ª SNM) aconteceu de 15 a 21/05 nos diversos museus do Brasil. Com a temática “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a temporada cultural reúne mais de mil espaços de todo o país, oferecendo ao público 3 mil atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas.

aclamacao3

Os museus que integram a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural receberam uma programação diversificada durante a 15ª SNM. São eles: Centro Cultural Solar Ferrão, Parque Histórico Castro Alves, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Tempostal, Palácio da Aclamação, Museu de Arte da Bahia e Museu de Arte Moderna da Bahia e Palacete das Artes. Além da programação nestes espaços, a equipe do LabDimus (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) ministrou oficinas no Colégio Severino Vieira e no Hospital Martagão Gesteira.

No dia 15/05 (segunda), o Núcleo de Ópera (NOP) da Bahia iniciou oficialmente as atividades da programação cultural de 2017 no Palácio da Aclamação abrindo a 15ª Semana de Museus. O evento contou com uma mesa de abertura sobre negritude e performances musicais do NOP. No mesmo dia a equipe do LabDimus ministrou uma oficina de Escultura de Construção para estudantes da Escola Educação Integral Severino Vieira.

Na terça (16/05) aconteceram performances culturais no Parque Histórico Castro Alves (Boinho de Painho e Grupo de Teatro do PHCA). A equipe do LabDimus ministrou uma oficina de Máscaras para as crianças do Hospital Martagão Gesteira. O destaque do dia foi o projeto ‘Deu na Telha’, atividade realizada pelos museus Udo Knoff, Centro Cultural Solar Ferrão e Tempostal, em parceria com o ceramista Sérgio Centurión Centurión, com a artista plástica Gabriela Veloso Morais e a pedagoga Maria de Fátima da Costa Quentro.

Já na quarta (18/05), houve a continuidade do ‘Deu na Telha’, a ‘Feira de Artesanato do Parque’ no PHCA e a palestra Palestra ‘O Ateliê de Cerâmica Udo Knoff: a história que precisa ser contada’, conduzida por Eliana Mello no Museu Udo Knoff.

No dia 19/05 (sexta) o Museu Udo recebeu a palestra ‘O restauro dos painéis de azulejaria de Jenner Augusto’ com o especialista em azulejaria Estácio Fernandes. Após a palestra aconteceu a oficina de pintura em Azulejos com Norma Couto.

Já no sábado (20/05) aconteceu o II Roteiro de Visitação aos azulejos do Centro Histórico promovido pelo Museu Udo Knoff em parceria com Eliana Mello. “Fantástica foi a descoberta de que quase toda a  azulejaria do Lar Franciscano foi realizada por Udo Knoff em diferentes períodos, painéis de registro na entrada,  padronagens na parte interna e externa, decoração de vasos no jardim, nave central da capela em parceria com o artista OSMUNDO no ano de 1979”, destaca Renata Alencar, coordenadora do Udo.

Anúncios