Palácio da Aclamação recebe 1ª Jornada Pedagógica nos Museus

convite-jornada-pedagógica-dos-museusNa próxima segunda-feira (05), entre 12h30 e 17h, acontece no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, o lançamento da 1ª edição da “Jornada Pedagógica nos Museus – Museu-Escola: Estratégia para Transformação Sociocultural”, abrindo uma série de ativações dos espaços públicos, envolvendo instituições de ensino públicas e privadas. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), com participação da MC Turismo Assessoria Educacional.

“As salas de aulas não podem ficar confinadas apenas na escola convencional. Hoje em dia esses espaços podem ser a tela de um celular ou de uma TV ou os museus. Os espaços museais são salas de aula que dão, por si sós, uma verdadeira aula de cultura, e podemos agregar ao nosso conhecimento uma série de conteúdos que sublinham o nosso passado, a nossa memória, apontando naturalmente para construções outras que vêm por aí. Essa relação entre escolas e museus é uma conexão vital para que a educação seja fruída com muito prazer e que os jovens de 12 a 16 anos tenham uma forma de aprendizagem diferente e eficaz”, afirma o secretário de Cultura, Jorge Portugal.

“A 1ª Jornada Pedagógica nos Museus é uma iniciativa do IPAC, autarquia responsável pela gestão dos museus do Governo do Estado da Bahia, e tem como objetivo aproximar dos museus os profissionais da área, estudantes de escolas públicas, privadas e de universidades.  Esses espaços de memória, de reflexão e de ações para salvaguarda de patrimônios contribuem para a formação cidadã dos baianos”, afirma o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira.

Para Murilo Simões, professor de história e representante da MC Turismo Assessoria Educacional na Jornada Pedagógica nos Museus, o objetivo da ação é realizar a aproximação dos espaços públicos com todo o contexto educacional, indo do aluno até o coordenador do colégio. “Ocupar o espaço público é ocupar o nosso próprio espaço. Não estou falando sobre usar como via de transição, mas sim como ponto de vista cultural, usando para a arte e construindo uma relação de aproximação, criando laços de identidade, sem esquecer de referenciar o que é o patrimônio público”, afirma.

Murilo ressalta ainda que a intenção do projeto é inserir o máximo possível de pessoas. “Nossa ideia é fazer com que todos tenham noção do que é o projeto. Que esse processo de contato e alinhamento com as escolas seja realizado com rapidez para que as visitas comecem ainda neste ano”, completa.

DINAMIZAÇÃO  Construído em 1912, o Palácio da Aclamação foi a residência oficial dos governadores do estado até a década de 1960. O espaço, com amplo acervo arquitetônico, é requisitado para ensaios fotográficos, videoclipes, feiras e eventos musicais. No seu acervo, constam objetos de bronze, porcelana e cristal.

A ocupação do palácio integra a iniciativa do IPAC para dinamizar os seus espaços. Praças, largos e mais de 150 imóveis no Pelourinho fazem parte do projeto. O programa do instituto pelo resgate e ocupação de espaços públicos começou em 2015 com a reabertura do Passeio Público. Em 2017, foi iniciada a parceria com o Cortejo Afro para dinamização da Praça das Artes (Pelourinho) de novembro a fevereiro, e no Aclamação com o Núcleo de Ópera da Bahia, que abriu a “15ª Semana de Museus”, que aconteceu entre 15 e 21 de maio. Saiba mais: http://bit.ly/2qoELwT

Para mais informações sobre o Palácio da Aclamação, entre em contato com a DIMUS (71) 3117-6447. Conheça os projetos e programas do IPAC: http://www.ipac.ba.gov.br, Facebook: Ipacba Patrimônio, Twitter @ipac_ba e Instagram @ipac.ba.

Programação da 1ª Jornada Pedagógica dos Museus|

12:30 –  Credenciamento

13:30 –  Mesa de abertura com autoridades;

14:30 – Painel 1 – Com apresentação dos museus do IPAC: João Carlos de Oliveira, diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, e Ações Educativas dos Museus: Maria Cristina Mello;

15:10 – Discussões e encaminhamentos;

15:15 – Coffee Break

15:25 – Painel 2 – Com apresentação do Roteiro Pedagógico: Murilo Simões; A Participação da Rede Pública Estadual de Ensino na Jornada pedagógica nos Museus: Prof° Luiz Henrique Peixoto;

16:25 – Discussões e encaminhamentos,

17:00 – Encerramento.

Anúncios