Exposição ‘Viva São João’ entra em cartaz no Centro Cultural Solar Ferrão

PeçaGráfica.Expo.SãoJoão

Entrando no clima dos festejos juninos, o Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho, apresenta a exposição ‘Viva São João’ a partir da próxima quarta (14/06). A mostra faz parte da comemoração dos 50 anos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e conta com obras de artistas de diversas regiões do Recôncavo Baiano e da Capital que dialogam com a temática junina. O público pode conferir gratuitamente a exposição que segue até o dia 30/06 (sexta).

A Queda das Máscaras 2017 - 02m

A Queda das Máscaras, de Artur Rego

A mostra faz parte dos festejos juninos do Solar Ferrão que também apresenta o repertório tradicional do oratório de Santo Antônio com uma roupagem de música clássica pelo Núcleo de Ópera da Bahia (NOP). O espetáculo ‘Oratório de Santo Antônio – Uma Ópera Junina’, do NOP, acontece na sacada do Solar Ferrão nos dias 12, 13 e 14/06, às 19h.

João Santo - Gabriel Ferreira_m

João Santo, de Gabriel Ferreira

Com curadoria de Marcia Schlapp e Gilson Sacramento, ‘Viva São João’ traz o universo junino através das obras expostas, as quais expressam em suas criações o poder de instituir tradições, reforçando a memória do passado, na representação do presente, propondo diferentes pontos de vista sobre a interpretação das tradições.

Sto Antônio_Pirulito

Santo Antônio, de Pirulito

“Salvador é famosa mundialmente pelo gigantesco Carnaval, que atrai multidões do mundo inteiro para desfrutarem da nossa festa colorida. No entanto, o São João tem sua apresentação de igual magnitude no interior da Bahia onde reforça as tradições, os laços de amizade entre os povos”, comenta Schlapp. “Diante desta simbologia, a exposição ‘Viva São João’ reforça os festejos juninos em unir os povos, neste caso, Salvador e Cachoeira pela arte e fé”, pontua.

Dentre os expositores alguns nomes das artes plásticas como Pirulito (com as obras ‘O Fogo Anda Comigo’ e ‘Santo Antônio, o Casamenteiro’), Artur Rego (‘A Queda das Máscaras, ‘Câncer e Leão’), Urubu, Paola Públio (‘Mandala’), Bella Seifarth, Vonaldo Mota, Cristina Solimando, Mbiya Kabengele, Davi Rodrigues, Gabriel Ferreira e Gildemar Sena. A exposição também conta com as fotografias de Ana Fraga (‘Nós’) e Vinicius Xavier.

A mostra integra ainda o ‘Projeto Santos Juninos no Centro Histórico de Salvador’. De acordo com a coordenadora do Solar Ferrão, Graça Lobo, o objetivo do projeto é promover o diálogo entre a arte, a tradição, a cultura popular e a cidadania através da realização dos festejos juninos. “O projeto busca desenvolver ações que resgatem as origens e as tradições do povo nordestino, suas representações regionais, memória, valorização do patrimônio artístico e cultural em suas mais diversas linguagens”, acrescenta Lobo.

O Solar Ferrão integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

 

Serviço: Exposição ‘Viva São João’ no Centro Cultural Solar Ferrão

Local: Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho)

Período da mostra: 14/06 (quarta) até 30/06/2017 (sexta)

Visitação: terça a domingo, das 13h às 17h

Telefone: (71) 3116-6743

Entrada gratuita

Anúncios