Projeto leva obra e legado de Udo Knoff para além dos muros do Museu

Grupo em 2014

No distrito de Bonfim de Feira, localizado a 40 km da cidade de Feira de Santana, crianças e jovens de 4 a 14 anos do Grupo da Árvore e o Segredo do Passarinho – GASP conheceram o trabalho de Udo Knoff através de um projeto realizado pelas professoras Liana Maria Barbosa, Gracinete Bastos e Carla Alessandra Melo. O projeto consistiu em duas oficinas realizadas em 2014 e 2015, onde os participantes criaram desenhos de observação, registrando o painel de autoria de Udo Knoff da paróquia do Senhor do Bonfim de Feira. O objetivo do projeto foi provocar o público para efetuar a leitura de sua realidade e de seu cotidiano, por meio do desenho e de narrativas.

Grupo em 2015.png

Intitulado Bonfim de Feira em Foco, o projeto buscou inserir a realidade local – arquitetura, cultura, personalidades e manifestações culturais – na temática das ações com o público infantojuvenil do GASP. “Entendemos que a ação pôde despertar tanto o público quanto a comunidade em geral para a preservação do patrimônio cultural e artístico em Feira de Santana”, ressalta Liana Maria.

Atividade externa Udo  (1).jpg

O trabalho resultou em duas oficinas realizadas em 21 de junho de 2014 e em 12 de junho de 2015. Nas oficinas, o objeto de observação foi a pintura “O Batismo de Jesus por João Batista”, localizado na Paróquia do Senhor do Bonfim e de autoria de Knoff. “Essa ação ocorreu com o acervo de Udo existente fora dos muros do museu, e ações deste tipo foram discutidas durante a 1ª Jornada Pedagógica dos Museus”, ressalta Renata Alencar, coordenadora do museu.

“A comunidade deve cuidar do seu patrimônio. Acredito que o objetivo do museu é ir além dos seus muros e extrapolar barreiras, e os cidadãos precisam se apropriar e se identificar com o patrimônio, mesmo que a equipe do museu não esteja presente ou proponha a ação. Estamos muito felizes com esse trabalho”, finaliza Renata. Mais detalhes do trabalho estão disponíveis no link: http://www2.uefs.br:8081/msdesenho/xiseminarioppgdci2015/artigos/SD054_uma_obra_de_udo.pdf.

Atividade externa Udo (3)menor

SOBRE O MUSEU – O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. No andar térreo, a exposição “Azulejaria na Bahia” reúne materiais referentes á arte da cerâmica e do azulejo, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII.

No primeiro andar fica a mostra “Arte e Azulejaria” que exibe fotografias de prédios revestidos com azulejos confeccionados pela oficina de Udo Knoff, fruto de projetos de artistas renomados do estado da Bahia. Também será possível conferir um documentário sobre o colecionador e ceramista. “A coleção do mestre Udo Knoff é, sem dúvida alguma, uma das grandes preciosidades acolhidas pela Bahia”, declarou a especialista em azulejaria Zeila Maria de Oliveira Machado. Completa a exposição, objetos confeccionados nas oficinas desenvolvidas pelos museólogos da casa, que realizam atividades educacionais com o objetivo de se manter o desejo de Udo Knoff.

O Museu Udo Knoff integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Anúncios