Amizade de Carybé e Jorge Amado em exposição no Solar Ferrão durante a Flipelô

carybe ilustra amado (5)

O escritor Jorge Amado – um dos homenageados da Flipelô 2017 – também ganha destaque no Centro Cultural Solar Ferrão com a exposição ‘100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado’, em horário especial: das 9 às 17h. Criada para comemorar o centenário dos dois artistas, a mostra busca promover uma reflexão sobre a cultura da Bahia através do relato da amizade entre dois grandes ícones responsáveis por obras de que mesclam originalidade e beleza. A exposição traz ilustrações de obras como O Sumiço da SantaJubiabá, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé. ‘100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado’ fica em cartaz no Solar Ferrão durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) que acontece de 9 a 13 de agosto.

carybe ilustra amado (2)

Durante a festa, o Solar Ferrão recebe também a oficina ‘A Arte do Livro de Pano’ nos dias 10, 11 e 12 de agosto (quinta a sábado) das 08h30 às 12h. A atividade acontece na Galeria tendo como público-alvo os professores do ensino fundamental e médio, e demais pessoas interessadas. Com o sub-tema ‘Do conto oral à criação do livro de pano’ a proposta da oficina é o estudo do conto popular e o processo de criação de textos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo tel.: 3116-6714 ou e-mail: labdimus@gmail.com (o número máximo de participantes é de 25 pessoas).

A atividade é coordenada pela socióloga Eliene Diniz, responsável pelo setor de pesquisa e restauro do Palácio da Aclamação, e pela pedagoga Cristina Melo, coordenadora do Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura (LabDimus). Durante os dias da oficina estarão em exposição os livros confeccionados e edições anteriores, e ao final da atividade serão narradas às histórias coletadas por seus criadores com a apresentação dos livros.

A programação Flipelô no Solar Ferrão conta também com o lançamento do livro de literatura infantil “Arthur, o Pequeno Filósofo” de autoria de Cristina D’Avila, dia 10/08 às 14h30, com o Grupo Tecendo Contos e, em seguida, uma conversa com a escritora. “Arthur, o pequeno filósofo” é um livro voltado para o público infantil de oito a onze anos. Cristina D’Ávila é Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. No dia 11/08, acontecerá uma atividade em paralelo, o recital e apresentação de dança com a Companhia de Dança Bamberg e Grupo de Teatro Sol, às 14h30.

Museus DIMUS/IPAC na Flipelô – Os museus administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) localizados no Pelourinho vão compor a programação das atividades que integram a FLIPELÔ (Festa Literária Internacional do Pelourinho) que acontece de 09 a 13 de agosto. São eles: Centro Cultural Solar Ferrão; Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Museu Tempostal. As atividades são gratuitas. Mais informações: https://dimusbahia.wordpress.com/.

O Centro Cultural Solar Ferrão, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e o Museu Tempostal são espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Anúncios