Hansen Bahia chega ao Parque Castro Alves para os 171 anos do poeta

hansen - Card

A partir de quarta-feira (14), às 14h, a exposição ‘Sertões de Hansen Bahia – Xilogravuras Matrizes e Esboço’ da Fundação Hansen Bahia (FHB, Cachoeira) estará aberta à visitação no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), em Cabaceiras do Paraguaçu (170 km de Salvador). No mesmo dia, o parque sedia a entrega dos prêmios da 17ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e do 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves em homenagem ao poeta baiano, Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), nascido nesse mesmo local quando ainda era uma fazenda da sua família. A iniciativa é da Diretoria de Museus (DIMUS/IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

“Já temos parceria profícua entre a Hansen e o PHCA, e realizamos gratuitamente no último dia 6 no parque, a Oficina de Xilogravura para artistas, estudantes universitários e do ensino médio”, afirma o gerente técnico e curador do acervo da Fundação Hansen Bahia, Jomar Lima. Segundo ele, esta mostra terá 17 peças originais, sendo 12 xilogravuras, três esboços e duas matrizes, todas, obras do artista alemão Karl Hein Hansen (1915–1978). Nascido em Hamburgo, Alemanha, Hansen foi gravador, escultor, pintor, ilustrador, poeta, escritor e professor, chegando a Salvador no final da década de 1960, adotando depois o nome artístico da Hansen Bahia. Morto em 1978, seu acervo, duas casas em Cachoeira e a Fazenda Santa Bárbara em São Félix formam a FHB, criada em 1976 por iniciativa do artista. As obras de Hansen estão em cidades brasileiras e alemãs, países como Áustria, Rússia, França, Israel, Estados Unidos e Argentina.

SERTÕES O curador Jomar Lima destaca que a maior parte das obras expostas no PHCA é em preto e branco, tendo algumas com cor, como amarelo. “Hansen percorreu muitas regiões da Bahia, fotografando e registrando pessoas, atividades e paisagens, inclusive, sobre o tema ‘Sertões’ dessa exposição, que devem ter sido também comuns à Castro Alves, já que ele percorreu o sertão baiano por motivos diversos”, explica o gerente da Fundação. O poeta nasceu na antiga fazenda de Cabaceiras – hoje o PHCA com seus pertences expostos –, frequentou Curralinho, atual município de Castro Alves, Caetité e Itaberaba, dentre outras áreas impregnadas da cultura sertaneja no estado.

De acordo com a coordenadora do PHCA, a museóloga Diogenisa Oliva, o parque detém mostra permanente com 380 objetos que pertenceram a Castro Alves e seus familiares. “São peças variadas, desde fotografias, cartões-postais, manuscritos e livros, até indumentárias, adornos pessoais, utensílios domésticos e artes visuais”, relata. Com 52 mil metros quadrados, o PHCA abriga ainda um auditório aberto com capacidade para 200 pessoas e biblioteca. Projetos como ‘Sopa de Letras’, ‘Seguindo os Passos do Poeta’, ‘Parque dos Sonhos’ e ‘Baú de Memórias’ também são realizados no vasto espaço que tem nascente hídrica e dezenas de espécies de árvores.

PROGRAMAÇÃO Na programação do dia 14, além da entrega de 10 prêmios para os cinco vencedores de cada festival, constam missa de homenagem, grupos culturais, sessão solene da Câmara Municipal, apresentação musical e lançamento de livro do cordelista Bule-Bule. “Estamos finalizando os preparativos para receber o grande público do dia 14”, diz Diogenisa. Limpeza, pintura de prédios e jardinagem são alguns dos serviços.

A exposição de Hansen Bahia estará na Sala Multimídia Dr. Copelo. Mais informações sobre o PHCA, presencialmente, no endereço da Praça Castro Alves, nº10, em Cabaceiras, ou via telefone (75) 3681-1102. O parque fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 13h. Outros dados também são fornecidos via endereço eletrônico parquecastroalves@gmail.com. Acesse o blog dimusbahia.wordpress.com e o facebook ‘Museus da Bahia’.

 

Confira a Programação:

06/03/18 – Terça-feira:

10h às 16h – Oficina de Xilogravura promovida pela Fundação Hansen Bahia (PHCA).

10/03/18 – Sábado:

13h:  4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves /  17º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves (PHCA).

11/03/18 – Domingo:

20h – Espetáculo ‘A Hora da Estrela’ – Grupo Teatral Frutos da Utopia (PHCA).

14/03/18 – Quarta-Feira:

5h – Alvorada.

8h – Missa em homenagem ao poeta (Igreja São João Batista).

10h – Abertura da Exposição ‘Sertões de Hansen Bahia – Xilogravuras Matrizes e Esboço’ no PHCA.

10h30 – Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Cabaceiras do Paraguaçu, em Tributo ao Poeta, no PHCA.

11h – Premiação dos vencedores do 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de  Castro Alves e do 17º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, no PHCA.

11h50 – Apresentação itinerante de grupos culturais de Saubara/BA, no PHCA.

14h – Homenagem de Jorge Portugal ao poeta (PHCA).

14h30 – Sarau musical de Jota Veloso com declamação de poesias com Mabel Veloso, no PHCA.

15h – Lançamento do Livro de Bule-Bule ‘Rodolfo Coelho Cavalcante, Castro Alves e outros temas em Cordel’ (PHCA).

15h30 – Palco Livre para Homenagens ao Poeta / Apresentação do Grupo Cultural do PHCA Boinho de Painho.

16h – Maratona Castro Alves.

 

PHCA – Praça Castro Alves, nº10, em Cabaceiras do Paraguaçu)

Telefone (75) 3681-1102

Realização: PHCA/DIMUS/IPAC/ SECULT-BA

Parceria: Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu

Gratuito     

Anúncios