Mabel e J. Velloso participam das festividades pelos 171 Anos de Nascimento de Castro Alves no PHCA

J. e Mabel - Card

Na próxima quarta-feira, dia 14 de março, dia do nascimento de Castro Alves (14/03/1847 – 06/07/1871), a fazenda onde nasceu o poeta – hoje Parque Histórico Castro Alves (PHCA) -, em Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo baiano), vai receber um pocket show do cantor e compositor J. Velloso, com participação de sua tia, poeta e professora, Mabel Velloso. A apresentação “J., Poesia, Mabel” faz parte das comemorações pelos 171 Anos de Nascimento do Poeta Castro Alves.

Além de homenagear os 171 anos de nascimento do trovador baiano, o sarau musical “J., Poesia, Mabel” será uma homenagem à poesia. A apresentação será como um sarau musical, entrelaçando músicas interpretadas por J. e poesias recitadas por Mabel. Num clima intimista, a apresentação muitas vezes pode assumir tom de conversa, uma vez que intermediada por comentários e memórias. Isso tudo com acompanhamento musical do também compositor, músico e produtor musical, Luciano Bahia.

No dia 14/03, a comunidade de Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo baiano) e demais admiradores de Castro Alves estarão reunidos para celebrar os 171 Anos de Nascimento do Poeta Castro Alves. Nesta data, as festividades começam às 8h com uma missa na Igreja São João Batista; depois seguem ao Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras (em Cabaceiras do Paraguaçu) – local onde nasceu o poeta.

Acervo Sertoes de Hansen Bahia 007web

Ainda pela manhã, no PHCA, a comunidade será convidada para a abertura da exposição ‘Sertões de Hansen Bahia – Xilogravuras Matrizes e Esboço’, para a sessão solene da Câmara de Vereadores em homenagem ao poeta, para as premiações 17º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e do 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e para a apresentação itinerante de grupos culturais de Saubara. À tarde acontece a homenagem de Jorge Portugal ao poeta, sarau musical de Jota Veloso com declamação de poesias com Mabel Veloso, lançamento do livro de Bule-Bule ‘Rodolfo Coelho Cavalcante, Castro Alves e outros temas em Cordel’ e encerra com o palco livre para homenagens ao poeta e a apresentação do Grupo Cultural do PHCA Boinho de Painho.

O evento – uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) – já é tradição na cidade e reúne pessoas de diversas regiões e de todas as idades que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas FlutuantesVozes D’África e O Navio Negreiro, entre outros. A responsável pela DIMUS, Fátima Santos, explica que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”, acrescenta.

A coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva, acrescenta que, além de toda a programação especial, o público pode aproveitar para conhecer o museu que conta a história de Castro Alves e que vem realizando atividades diversas. “O público pode usufruir dos projetos socioeducativos permanentes do Parque que dialogam com os ideais de Castro Alves e de valorização da comunidade”, explica.

Velloso é compositor, cantor, produtor musical, diretor artístico e agitador cultural. Nascido em Santo Amaro da Purificação, J. começou sua carreira artística há 34 anos. Suas canções estão na voz de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Daniela Mercury, Beth Carvalho, Jorge Vercillo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Joana, Zezé Mota, Vânia Abreu, Belô Velloso, entre outros. J. possui dois discos lançados (Aboio para um Rinoceronte, de 2004 e J. Velloso e os Cavaleiros de Jorge, de 2009) e um livro-CD (Santo Antônio e outros Contos, 2010). Como produtor musical, foi responsável por vários discos, como “Diplomacia”, de Batatinha (Prêmio Sharp, em 1999), “Humanenochum”, de Riachão (indicado ao Prêmio Grammy, em 2002), “D. Edith do Prato e Vozes da Purificação” (Prêmio Tim de Música, em 2004) e “Abre Caminho” de Mariene de Castro (Prêmio Tim de Música de 2003). Foi também diretor artístico de shows como “Ela Disse-me Assim” de Gal Costa e “Canibália”, de Daniela Mercury em Cabo Verde.

Mabel Velloso é poeta, educadora, escritoracompositora e cordelista baiana nascida em Santo Amaro da PurificaçãoBahia. Ela lecionou por mais de 40 anos em escolas públicas das cidades de Salvador e Santo Amaro da Purificação. Quando fez 80 anos, em 2014, ganhou um documentário em longa metragem sobre sua vida de educadora, exibido no Canal Brasil. Muitos de seus livros estão com edições esgotadas, mas há mais de 60 obras dela no catálogo da Estante Virtual, um deles sobre sua mãe, Dona Canô, que viveu até os 105 anos, e outro sobre Irmã Dulce, candidata a ser a primeira santa católica nascida no Brasil.

Parque Histórico Castro Alves_Foto por Lázaro Menezes

O Parque – Localizado a 170 km da cidade de Salvador, em Cabaceiras do Paraguaçu, o Parque Histórico Castro Alves é um museu biográfico que funciona em um espaço com 52 mil metros quadrados. Situado na Fazenda Cabaceiras, onde nasceu Castro Alves (14.03.1847 – 6.07.1871), o museu foi inaugurado em março de 1971, por ocasião do primeiro centenário da morte do poeta baiano. É o lugar ideal para o público conhecer, pesquisar e mergulhar no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravatura no Brasil.

Além de acervo com objetos que pertenceram a Castro Alves e seus familiares, formado por fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, adornos pessoais, utensílios domésticos e artes visuais, o Parque Histórico dispõe de anexo com sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administrativo. Na área de Mata Nativa, os visitantes podem fazer uma trilha e visitarem o Pouso de Adelaide, o Anfiteatro, a “Cruz da Estrada”, a Fonte e o Marco da Fazenda. O público pode ainda usufruir dos projetos socioeducativos: Conhecendo as Nascentes; Sarau no Parque: Música, Poesia e Arte nos Finais de Tarde; Brincando no Parque, Brincando como no Tempo de Nossos Avós; Oficina de Teatro; Baú de Memórias e Sopa de Letras. Anualmente, o Parque também promove o Festival de Declamação de Poemas de Antônio Frederico de Castro Alves.

SERVIÇO: 171 Anos de Nascimento do Poeta Castro Alves
Onde:
 Parque Histórico Castro Alves (PHCA)
Endereço: Praça Castro Alves, nº 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/ BA
Tel.: (75) 3681-1102
Realização: PHCA/DIMUS/IPAC/ SECULT-BA
Parceria: Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu
Gratuito     

Programação:

06/03/18 – Terça-feira:

10h às 16h – Oficina de Xilogravura promovida pela Fundação Hansen Bahia (PHCA).

10/03/18 – Sábado:

13h:  4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves /  17º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves (PHCA).

11/03/18 – Domingo:

20h – Espetáculo ‘A Hora da Estrela’ – Grupo Teatral Frutos da Utopia (PHCA).

14/03/18 – Quarta-Feira:

5h – Alvorada.

8h – Missa em homenagem ao poeta (Igreja São João Batista).

10h – Abertura da Exposição ‘Sertões de Hansen Bahia – Xilogravuras Matrizes e Esboço’ no PHCA.

10h30 – Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Cabaceiras do Paraguaçu, em Tributo ao Poeta, no PHCA.

11h – Premiação dos vencedores do 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de  Castro Alves e do 17º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, no PHCA.

11h50 – Apresentação itinerante de grupos culturais de Saubara/BA, no PHCA.

14h – Homenagem de Jorge Portugal ao poeta (PHCA).

14h30 – Sarau musical de Jota Veloso com declamação de poesias com Mabel Veloso, no PHCA.

15h – Lançamento do Livro de Bule-Bule ‘Rodolfo Coelho Cavalcante, Castro Alves e outros temas em Cordel’ (PHCA).

15h30 – Palco Livre para Homenagens ao Poeta / Apresentação do Grupo Cultural do PHCA Boinho de Painho.

16h – Maratona Castro Alves

Anúncios

Uma resposta em “Mabel e J. Velloso participam das festividades pelos 171 Anos de Nascimento de Castro Alves no PHCA

  1. Pingback: Mabel e J. Velloso participam das festividades pelos 171 Anos de Castro Alves - Bahia Notícias

Os comentários estão desativados.