DIMUS

solar_ferrao

Fachada do Solar Ferrão localizado na rua Gregório de Mattos, Centro Historico, Pelourinho, Salvador, Bahia.

Criada em 1972, a Diretoria de Museus (DIMUS) era vinculada à Fundação Cultural do Estado da Bahia. No ano de 2003, passou a integrar o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A DIMUS tem como missão formular, promover e garantir a implementação de políticas públicas para o setor museológico, visando contribuir com a criação, a organização, o desenvolvimento e o fortalecimento das instituições museológicas do estado da Bahia e de seus acervos, colocando-os a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.

Tem os seguintes espaços vinculados a sua estrutura: Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Abelardo Rodrigues, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Palácio da Aclamação e Passeio Público, em Salvador; além do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, e Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu. Também possui convênio com o Museu do Recolhimento dos Humildes, situado em Santo Amaro (BA).  Os museus de Arte Moderna da Bahia (MAM), de Arte da Bahia (MAB) e Palacete das Artes são ligados diretamente ao IPAC.

Direção:

Fátima Santos (Diretora)

Telefones: (71) 3117-6447

Endereço: Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar
Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)

Política Setorial de Museus da Secult-BA

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lançou uma publicação formulada pela DIMUS, referente à Política Setorial de Museus da Secult-BA, que fala sobre a gestão, a democratização, a modernização, e outros aspectos do campo museológico.  A ideia é fomentar e alargar discussões, além de absorver proposições advindas dos múltiplos setores da sociedade diante da formação das Políticas Culturais. Para ter acesso à publicação Clique Aqui .

publicacao_final_politica-de-museus

Anúncios

20 respostas em “DIMUS

  1. Sou professora do recôncavo e a 15 anos visito o Parque Histórico Castro Alves e quero parabenizar o PHCA pelos nove mil visitantes no Museu . Agradeço a Helder pelos projetos Educativos entre eles o sopa de letras que tem incentivado a leitura e a escrita e Alba pelo projeto Parque dos sonhos que tem atraído varias crianças do recôncavo e a atual gestora Georgina por manter esses projetos e a funcionaria da biblioteca Eliete por executar de forma brilhante o SOPA .Contanto e encantando as pessoas com contação de histórias e os meninos da manutenção por manter o espaço tão belo as guias e os vigilantes pela sua receptividade . Ao Srº Luiz Carlos por ter administrado de forma excelente o espaço a Cristiano Cardoso por ter ajudado muitos jovens com o pretejo Ceceu .
    Atenciosamente
    Maria Rita

  2. Olá Paulo, desculpe pela demora na resposta. Na verdade, o museu está passando por uma grande reformulação de seus espaços e material expositivo. Por isso essa demora. Um abraço!

  3. Olá,

    Nesta quarta-feira, 19, data em que haverá jogo do Brasil na Copa, os museus vinculados ao IPAC funcionarão até as 15h. Nos dias 20 e 22 de junho (dia em que haverá um novo jogo da seleção brasileira), os espaços estarão fechados.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação DIMUS/IPAC

  4. Prezada Rosa Penzza,

    Encaminhamos sua mensagem à equipe do nosso Núcleo de Editais e Projetos, que nos deu as seguintes orientações:

    O ideal é que vocês definam o objeto de atuação da associação a ser criada. Indicamos o SEBRAE para prestar a consultoria já que eles dispõem de profissionais para assessoramentos nas áreas de associativismo e cooperativas, outra opção é o CDL local. Vocês podem começar realizando reuniões para definição do objeto de atuação. Por exemplo, tratará apenas do comércio do Centro Histórico? Ou trabalhará a questão cultural e comercial juntas? Sugerimos ainda que, durante as reuniões, profissionais do campo cultural estejam presentes, a exemplo de técnicos do IPAC e IPHAN.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação DIMUS/IPAC

  5. Hello dear artwallzine team,

    We sent you an email with the requested information.

    Best Regards,

    Directory of Museums

  6. Olá Fernando,

    Como parte das comemorações dos 166 anos de nascimento do poeta Castro Alves, que ocorrem em março de 2013, estamos organizando uma requalificação das salas expositivas do museu. Obrigada por entrar em contato. Encaminhamos suas sugestões para a coordenadora do Parque Histórico Castro Alves.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação da Diretoria de Museus
    IPAC/Secult-BA
    (71) 3117-6445

  7. Olá Arthur,

    Encaminhamos sua mensagem para a nossa gestora. Obrigada por entrar em contato.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação da Diretoria de Museus
    IPAC/Secult-BA
    (71) 3117-6445

  8. Olá Anselmo,

    Acompanhando o blog você se informa sobre atividades realizadas não somente pelos museus vinculados à Diretoria de Museus mas por museus baianos e de outros estados. Estamos também incluindo seu e-mail em nosso mailing para receber convites de exposições e novidades.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação da Diretoria de Museus
    IPAC/Secult-BA
    (71) 3117-6445

  9. Caro Davi,

    Encaminhamos sua solicitação aos setores da Diretoria de Museus responsáveis pela organização de cursos voltados a profissionais do setor. No momento, estamos promovendo cursos de Gestão Museal, Acessibilidade, Ação sociocultural e educativa e Conservação preventiva de acervos museológicos em municípios do interior.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação da Diretoria de Museus
    IPAC/Secult-BA
    (71) 3117-6445

  10. Caro Vanderlino,

    Encaminhamos sua solicitação para o Núcleo de Articulação Territorial da DIMUS. A equipe entrará em contato contigo.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação da Diretoria de Museus
    IPAC/Secult-BA
    (71) 3117-6445
    ascom.dimus@gmail.com

  11. Cara Cileide,

    Neste ano, a Feira de Museus será realizada novamente, no dia 15 de maio. No início da semana que vem, iniciaremos a mobilização com os museus. Qual a instituição que você faz parte? No que diz respeito à divulgação da Semana de Museus, já solicitamos aos museus que encaminhassem as suas programações porque iremos confeccionar um guia impresso. Envio agora para o seu email a carta que foi encaminhada por nós aos espaços museais do estado.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação da Diretoria de Museus
    IPAC/Secult-BA
    (71) 3117-6445
    ascom.dimus@gmail.com mailto:ascom.dimus@gmail.com

  12. Caro Nicolas,

    Encaminhamos sua dúvida para o Núcleo de Articulação Territorial da DIMUS. A equipe entrará em contato contigo.

    Atenciosamente,
    Núcleo de Comunicação da Diretoria de Museus
    IPAC/Secult-BA
    (71) 3117-6445
    ascom.dimus@gmail.com

  13. Olá Prof. Nonato,

    Encaminhamos sua solicitação para Ana Cristina Coelho, coordenadora do Núcleo de Articulação Territorial da Dimus.

    Atenciosamente,

    Núcleo de Comunicação da Diretoria de Museus
    IPAC/Secult-BA
    (71) 3117-6445
    ascom.dimus@gmail.com

  14. caros , favor enfiar convite para a III encontro de Museus em Salvador, tive problemas com o email anterior . informar através do e mail vomerijanete@gmail.com
    grata Janete Vomeri
    Coordenadora Memoria da Câmara Municipal de Valença

  15. Cara Paula, o 2º Encontro Baiano de Museus vai acontecer dias 17, 18 e 19 de novembro, no Palácio Rio Branco, em Salvador.

  16. josé milton, obrigado pelos seus comentários.

    vc deve entrar em contato, para este tipo de assunto, com a secretaria de direção, no e-mail secdir.dimus@gmail.com – eles podem te instruir melhor.

    o núcleo de comunicação continua disponível para o atendimento ao público e para dar outras informações mais ligadas ao nosso campo de atuação

    abs
    abs

Os comentários estão desativados.