Galeria Virtual Dimus/Ipac IV

A exposição virtual “Navegando sobre as vagas da contemporaneidade II” é um dos destaques do Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu/BA) na 19ª Semana de Museus que, por conta da pandemia, acontece de 17 a 23 de maio excepcionalmente nas redes sociais Dimus/Ipac.

Com fotografias de Augusto Hessel (1996) e de Gilvana Dias (2021), do cotidiano da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, esta exposição é uma releitura da mostra que foi montada em 1997 e foi concebida a partir do poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves. “Pretendemos registrar aspectos da cultura material e do fazer cotidiano da comunidade de Cabaceiras do Paraguaçu, terra natal do poeta, buscando estabelecer relações históricas entre a realidade descrita no poema de 1868 e as imagens captadas na atualidade, propondo uma reflexão em torno das desigualdades sociais, ainda vigentes na atual conjuntura nacional”, explica Diogenisa Oliva, coordenadora do PHCA.

A semana – Todos os anos os equipamentos culturais vinculados ao IPAC participam do evento nacional em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/05) promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Neste ano, a temática lançada pelo IBRAM foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Por conta da pandemia de Covid 19, o Ibram recomendou que as atividades fossem novamente adaptadas para o ambiente digital. 

Com o tema “Museus IPAC conectados”, os equipamentos participantes são o Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes, Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves e Museu do Recolhimento dos Humildes.