LabDIMUS

labdimus

O LabDIMUS (Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura) desenvolve atividades direcionadas às novas mídias digitais, propondo, executando e avaliando as oficinas que desenvolve. Buscando atividades com grupos escolares e público em geral, o LabDIMUS faz a interlocução entre as novas tecnologias e as coleções em exposição nos Museus da DIMUS. Com isso, pretende manter o intercâmbio com as instituições de ensino de forma interdisciplinar, contribuindo para a melhoria da educação formal a partir da promoção de oficinas de interesse de professores e estudantes. As atividades integram as diversas linguagens da comunicação: sonora, visual, impressa e audiovisual.

Em consonância com as diretrizes e eixos programáticos da Política Setorial para os Museus do Estado da Bahia, estabelecidos por parte da Diretoria de Museus, e com os projetos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – Programa Mais Educação (PME), AVE – Artes Visuais Estudantis , EPA – Projeto Educação Patrimonial e Artística e o PROVE – Projeto Produção de Vídeos Estudantis, o LabDIMUS objetiva, nesta proposta, pontuar de modo claro, um conjunto de procedimentos didáticos e de ações sistêmicas.

Dentre os programas desenvolvidos:

Museu in Cena – voltado para estudantes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Desenvolvido a partir de discussões, em sala de aula, sobre temas da atualidade, definidos pelos próprios alunos, os quais são convidados a expressar opiniões, formalizar entrevistas, criar roteiros, tendo os educadores como orientadores, ao tempo em que reconhecem os espaços da escola e dos museus como sendo apropriados à construção da cidadania.

Anima Museus – atividades e experimentos que facilitam a aprendizagem, através da criação de periódicos, o que favorece o desenvolvimento de habilidades, conectando as histórias aos acervos dos museus e às temáticas pertinentes à grade curricular e à vida dos estudantes envolvidos nas atividades.

Museus em Conexão – Propõe a criação de um espaço virtual, onde serão apresentadas as ações educativas desenvolvidas, pelos jovens, no espaço LabDIMUS, com postagem de jogos, vídeos, fotografias, periódicos, etc., tornando acessível por outras instituições envolvidas no projeto.

Acesse o canal no YouTube e conheça mais sobre o LabDIMUS e os projetos: https://www.youtube.com/channel/UCfcfomV5RhMQgPYlfp6Z3TA

End.: Rua Gregório de Mattos, 39 – subsolo, Praça das Artes – Pelourinho, Salvador (BA).

Tel.: (71) 3116-6714

Anúncios