Outubro lúdico no PHCA

Imagem

Outubro Ludico _ PHCA

Anúncios

Abertura da ’11ª Primavera de Museus’ acontece nesta segunda-feira (18), às 10h, no Pelourinho

Imagem

Convite.Primavera de Museus

O governo estadual abre nesta segunda-feira (18), às 10h, no Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 – 71 3117-6447), no Pelourinho, Salvador, a ‘11ª Primavera de Museus’. O evento é internacional, congrega mais de 900 espaços museológicos no Brasil com 2.500 atividades, e na Bahia é coordenado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura (SecultBa), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom). A abertura começa com cortejo performático da Ladeira do Carmo até o Solar Ferrão. Participam alunos da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima e colaboradores do Museu Udo Knoff e Laboratório Digital da Diretoria de Museus (Dimus) do IPAC.

Já confirmaram presença, autoridades estaduais e federais, museólogos, produtores, professores e estudantes. A ‘Primavera de Museus’ do IPAC começa segunda-feira (18) e só termina ao término da estação, em 20 de dezembro. “Ao participarmos das campanhas internacionais, nacionais e locais, promovemos diálogos entre as instituições, reforçamos a política pública museológica e estimulamos a frequência do público com eventos e programações gratuitas”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

PROGRAMAÇÃO Dentre as atrações, já acontece amanhã (16) e domingo (17), no Passeio Público do IPAC, considerado museu à céu aberto, o evento gastronômico Tempero da Bahia. São barracas de comidas das 11h às 20h, e shows da Orquestra Paulistana de Viola Caipira às 17h, além do CPI Choros e Populares Instrumentais às 18:30h. No domingo (17), a Orquestra Fred Dantas às 16:30h, e Viola de Arame às 18h. No dia 21, o Museu Tempostal do IPAC faz pocket show com o cantor Chico do Crato, depois, às 14:30h, a palestra ‘Museu Tempostal: uma viagem no Tempo’, e às 15:30h visita mediada com breve histórico do sobrado.

No dia 22, no Solar Ferrão, às 16h, a etnomusicóloga Emília Biancardi lança o livro ‘O Som dos Esquecidos’ em homenagem aos indígenas, em parceria com Terezinha Spínola. O lançamento terá a Orquestra Museofônica e alunos da Escola de Dança da Fundação Cultural, sob direção do professor Márcio Fidelis. Ainda no dia 22, o Museu Tempostal faz Contação de histórias às 14h com o Grupo Contadeiras e Recital de poetizas às 15h. Programação completa dos Museus do IPAC mais abaixo e no site http://dimus.wordpress.com.

MEMÓRIAS O diretor do IPAC lembra que a temática desse ano é as ‘Memórias dos Museus’, marcando os 200 anos da Missão Artística Francesa no Rio de Janeiro que chegou em 1816 e revolucionou o panorama das Belas-Artes no Brasil. A chegada de artistas e artífices franceses fundou o ensino superior de artes e o Neoclassicismo no país. No Brasil, a Primavera de Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Confira: http://eventos.museus.gov.br/docs/11primavera.pdf. Assim como a Semana de Museus que ocorre anualmente em maio, a ‘Primavera de Museus’ mobiliza a população. Os equipamentos do IPAC têm acesso gratuito de terça-feira à domingo, sempre à tarde, em Salvador.

A campanha #MusEuCurto do IPAC, foi lançada em 2015, reeditada em 2016 e em 2017, e será prolongada até 2018. Esses esforços auxiliam na política pública e aumento em 60% na frequência dos equipamentos. Juntos, os museus do IPAC somam mais de 400 atividades gratuitas a cada mês. A frequência atingiu mais de 350 mil pessoas em todos os espaços do IPAC. Além de museus (www.ipac.ba.gov.br/museus), o Instituto cuida do Passeio Público e Aclamação (Campo Grande), e Praça das Artes (Pelourinho). Assista aos vídeos: https://goo.gl/uQS9NG e https://goo.gl/vphG2s.

Conheça outras ações do IPAC como Livros: http://goo.gl/CDv6q3. Assista aos vídeos Secom/IPAC: educação patrimonial (https://goo.gl/rJggpk), Balé Folclórico (https://goo.gl/jZQjJN), Projeto Axé (https://goo.gl/34bd1a), Dinamização de Espaços (https://goo.gl/S4EyRn), Festa do Bembé (https://goo.gl/63H8Ve), Festa da Boa Morte (https://goo.gl/BawMJJ) e Capoeira (https://goo.gl/wFJdGN). Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio e twitter @ipac_ba.