19ª Semana de Museus

“Museus IPAC conectados” na Semana de Museus 2021

semana-de-museus-2021-ipac.jpg

Por conta do período de distanciamento social, as atividades acontecem nas redes sociais de 17 a 23 de maio

“Museus IPAC conectados” é o tema da 19ª Semana de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) que acontece de 17 a 23 de maio excepcionalmente nas redes sociais do Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes, Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica – localizados em Salvador/BA -, Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu/BA) e Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro/BA).

Todos os anos os equipamentos culturais vinculados ao IPAC participam do evento nacional em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/05) promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Neste ano, a temática lançada pelo IBRAM foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Por conta da pandemia de Covid 19, o Ibram recomendou que as atividades fossem novamente adaptadas para o ambiente digital.

Os museus do IPAC estão desde o início do isolamento social desenvolvendo ações em suas redes sociais para manter a divulgação de seus acervos, atividades, além de manter a comunicação com seus públicos. “De forma remota, as equipes continuaram trabalhando na preservação dos acervos, revisão da documentação museológica, planejamento e execução de atividades em ambientes digitais, além da construção de um instrumento legal que norteará as ações dos museus daqui pra frente, como o Plano Museológico que inclui um projeto de acessibilidade”, informa João Carlos Oliveira, diretor geral do IPAC.

“A Semana de Museus é uma ação nacional importante por possibilitar que os museus participantes divulguem seus acervos e suas atividades socioeducativas elaboradas conforme a temática indicada pelo IBRAM. Atualmente, em razão da pandemia da COVID-19, essas atividades serão apresentadas por meio das redes sociais”, explica a responsável pela Diretoria de Museus do IPAC, Fátima Santos.

Atividades – De forma conjunta e reforçando os esforços extras neste período, os museus do IPAC programaram uma série de conteúdos nas suas redes sociais (veja programação completa abaixo).

O Museu Tempostal (Pelourinho), por exemplo, traz a série de vídeos “Museu Tempostal: olhares sobre a cidade de Salvador” produzidos em parceria com o historiador Daniel Rebouças. O tema do vídeo 1 é “O colecionismo e o Museu Tempostal”; video 2 “Ladeira do Pelourinho – identidade de uma cidade”; vídeo 3 “O bonde no Tempostal – andar e se mover por Salvador”; e vídeo 4 “Imagens do centenário de Salvador – roteiros de memória”.

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) também traz uma série: o roteiro de visitação “Udo e a cidade”, com o professor Sávio Roz. A série apresenta os vídeos “A fundação de Salvador” (uma prévia da ocupação portuguesa antes e durante a construção da cidade), “Aterramento da Cidade Baixa” (como ocorriam as dinâmicas de chegada de embarcações, mudanças na Conceição da Praia e o trabalho escravo) e “Dor e alegria na cidade da Bahia” (sobre os pelourinhos existentes na cidade, sobre os tigres, sobre as paqueras na Salvador colonial e imperial). O museu traz ainda o vídeo da visitação aos azulejos do Centro Histórico, com o professor Estácio Fernandes.

Já o Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) apresenta quatro vídeos com breves relatos de parceiros sobre a experiência de participar das atividades em 2020, nas redes sociais DIMUS/IPAC. Em 18/05 será o vídeo com depoimento de Priscila Almeida (assistente social da Associação de Economiários Aposentados e Pensionistas – AEA/BA) contando sobre a parceria com o Solar Ferrão no projeto “Vida em movimento: geração do amanhã”. Em 21/05 será a vez do vídeo com o depoimento de Veronice da Prata, uma das participantes das oficinas virtuais realizadas em parceria com a AEA/BA. No dia 22/05, vídeo com o depoimento da educadora Adriana Santana sobre a experiência vivenciada pelo Colégio Estadual Azevedo Fernandes e o Solar Ferrão/LabDimus e, também, das contribuições do museu no processo da educação formal. O último, em 23/05, será o vídeo com depoimento da professora Ana Alice Costa, participante das oficinas virtuais do projeto ArteCriando.

Na programação do Palacete das Artes o público poderá conferir, de 17 a 23/05, um #tbt da Exposição POP/Bienais do artista Sante Scaldaferri, realizada pelo museu em 2012, além de marcar uma homenagem aos cinco anos do falecimento do artista. Também na abertura da agenda, na página do youtube.com/museupalacetedasartes será exibido um vídeo sobre arte e sustentabilidade, produzido pela artista plástica Lula Cicala.

Dentro do projeto Saúde nos Museus, no dia 18, às 16h, será exibido, no Instagram @palacetedasartes um vídeo do grupo de teatro “Os Insênicos”, composta por atores usuários do serviço de saúde mental Caps.

No dia 19, às 14h, a live “Conectando gerações” vai reunir Poliana Bicalho, doutoranda pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Ufba), coordenadora artístico pedagógica do Festival de Arte para Infância e Juventude – PETIZ e Renata Berenstein, mestre em Artes Cênicas (Ufba) e diretora artística do grupo teatral Os Insênicos. No bate papo elas falarão sobre dois projetos culturais voltados para públicos geracionais distintos colocando o museu enquanto espaço cultural de atravessamento das gerações. De um lado o Festival PETIZ, com foco nas ações culturais voltadas para infância, e do outro “Ritos, sentidos e memórias”, com trabalho voltado à terceira idade, ambos com edições realizadas no museu.

No dia 20, às 17h, será exibido um vídeo com Raimundo Chagas para contar um pouco da conexão entre cinema e museus e a experiência do projeto “Cinema no Palacete”, coordenado por ele. No dia 22, às 14h, via Instagram @palacetedasartes, a pesquisadora Mariana Caribé falará sobre “Museus conectados com infância: o Palacete das Artes como um quintal urbano para as crianças de Salvador”. O projeto Amanhecer com Yoga especial, coordenado pela professora Carla Dantas, encerrará a agenda, dia 23, das 8h30 às 9h30, com transmissão direta do Instagram do museu.

O Museu de Arte da Bahia (MAB), em ação conjunta com a Biblioteca José Pedreira e o Núcleo Educativo, inicia sua participação em 17/05 por meio das suas redes sociais e segue com uma programação que inclui vídeos expositivos, palestras virtuais e lives com museólogos e historiadores baianos. A museóloga e diretora do MAB, Ana Liberato, ressalta a importância da Semana de Museus: coordenada pelo Ibram, a proposta incentiva ações que promovem os museus brasileiros, unindo as instituições para abordarem um tema da maior importância para os museus do Brasil e do mundo, ou seja, reinventar nesse longo período de pandemia e transformar nossos museus em espaços de trocas de saberes em elos de união através das plataformas virtuais e streamings”.

Interior – O Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu/BA) traz vídeos do projeto Sopa de Letras, com a contação da história “Castro Alves”, de Myriam Fraga e Angelo Bonito (Coleção Crianças Famosas). A coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva, explica que este projeto tem caráter educativo-cultural e consiste em contação de histórias para estimular a prática da leitura e incentivar jovens e crianças a usarem a biblioteca.

Traz também um vídeo bate-papo “Navegando na história das Cabaceiras”, com o professor Hugo Passos que vai relatar acontecimentos de seus antepassados: Félix de Sales e Sr. Quincas. Estas personalidades, ao saberem do nascimento de Castro Alves naquelas terras, contribuíram para a formação da 1ª Vila de Cabaceiras com a construção de um povoado e de uma capela perto da casa onde nasceu o poeta.

O PHCA também apresenta a exposição virtual “Navegando sobre as vagas da contemporaneidade II”, com fotografias de Augusto Hessel (1996) e de Gilvana Dias (2021), do cotidiano da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. Esta é uma releitura da mostra que foi montada em 1997 e foi concebida a partir do poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves. “Pretendemos registrar aspectos da cultura material e do fazer cotidiano da comunidade de Cabaceiras do Paraguaçu, terra natal do poeta, buscando estabelecer relações históricas entre a realidade descrita no poema de 1868 e as imagens captadas na atualidade, propondo uma reflexão em torno das desigualdades sociais, ainda vigentes na atual conjuntura nacional”, explica Diogenisa.

Outros dois projetos do PHCA estarão representados na semana. O Sarau no Parque traz um vídeo com a apresentação de Bruno Sena declamando o poema “Navio Negreiro” em forma de Rap. O Sarau no Parque é um projeto que visa atrair o público adulto ao PHCA através de música e poesia, celebrando a diversidade cultural.

O vídeo do projeto Baú de Memórias vai ensinar a fazer leques decorativos e vai apresentar uma breve história do acervo de leques do PHCA e dos usos culturais. “O PHCA realiza uma série de ações educativas e culturais objetivando ampliar o diálogo entre o museu e a comunidade de Cabaceiras do Paraguaçu, a fim de aproximar e fortalecer os laços afetivos da população e seu patrimônio cultural. Este projeto pretende estabelecer um canal de comunicação com os adultos acima de 60 anos, com a valorização da memória coletiva e pessoal desses indivíduos”, completa a museóloga.

Preservação – Todas as obras artísticas de caráter móvel (pintura, escultura, obra em papel etc.) estão submetidas ao processo de inevitável deterioração em razão de causas físicas (umidade, secura ou exposição à luz), biológicas (fungos ou insetos) e humanas (uso, transporte, adaptação a outros contextos, contaminação ou simples abandono). O Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro/BA) traz uma série de vídeos com Yara Chamusca, conservadora e restauradora da Dimus/IPAC, com dicas de manutenção e limpeza de obras de arte que as pessoas têm em casa, garantindo a preservação desse acervo.

“O museu vem buscando a conscientização da comunidade na preservação dos seus bens culturais, desde as suas manifestações populares até os seus bens materiais. Por isso que estamos desenvolvendo atividades de educação patrimonial, para que todos se sintam engajados e inseridos num objetivo comum: preservar aquilo que lhe é seu por direito”, explica a coordenadora Paola Publio.

“Todo mundo tem em casa objetos que fazem parte de suas memórias, como herança, presente de amigo, recordações de viagens etc. Nos vídeos reuni dicas simples e práticas, mas que podem prolongar a vida útil dos objetos de arte. O primeiro vídeo é sobre limpeza de objetos em madeira. O segundo é sobre limpeza de objetos em gesso. E o terceiro traz limpeza de telas, quadros, técnicas em papel, acrílica, óleo, técnicas mistas”, informa.

Programação Dimus:

As atividades acontecem no Instagram @museusdabahia (depois também disponível no canal LabDimus no YouTube).

Parque Histórico Castro Alves

17/05,10h – Sopa de Letras: projeto de incentivo à leitura da biblioteca do PHCA. Vídeo da contação da história “Castro Alves”, de Myriam Fraga e Angelo Bonito (Coleção Crianças Famosas).

19/05, 15h – Vídeo bate papo “Navegando na história das Cabaceiras”, com o professor Hugo Passos.

20/05, 15h – Exposição virtual “Navegando sobre as vagas da contemporaneidade II”.

21/05, 18h – Vídeo do Sarau no Parque – declamação de “Navio Negreiro” do poeta Castro Alves, por Bruno Sena.

22/05, 10h – Projeto Baú de Memórias. Vídeo ensinando a fazer leques decorativos. E uma breve história do acervo de leques e dos usos culturais.

Museu Tempostal

Série de vídeos “Museu Tempostal: olhares sobre a cidade de Salvador”, produzidos pelo historiador Daniel Rebouças.

17/05 -15h – Vídeo 1: O colecionismo e o Museu Tempostal.

19/05, 10h – Video 2: Ladeira do Pelourinho – identidade de uma cidade.

21/05, 10h – Vídeo 3: O bonde no Tempostal – andar e se mover por Salvador.

23/05, 15h – Vídeo 4: Imagens do centenário de Salvador – roteiros de memória.

Museu Udo Knoff 

Roteiro de visitação “Udo e a cidade”. 

17/05, 18h – Vídeo “A fundação de Salvador”, com o professor Sávio Roz.

18/05, 10h – Vídeo da visitação aos azulejos do Centro Histórico, com o professor Estácio Fernandes.

19/05, 18h – Vídeo “Aterramento da Cidade Baixa”, com o professor Sávio Roz.

23/05, 18h – Vídeo “Dor e alegria na cidade da Bahia”, com o professor Sávio Roz.

Centro Cultural Solar Ferrão

18/05, 15h – Vídeo depoimento de Priscila Almeida (Associação de Economiários Aposentados e Pensionistas – AEA/BA) contando sobre a parceria no projeto “Vida em movimento: geração do amanhã”.

21/05, 15h – Vídeo com o depoimento de Veronice da Prata, uma das participantes das oficinas virtuais realizadas em parceria com a AEA-BA em 2020.  

22/05, 15h – Vídeo com o depoimento da educadora Adriana Santana sobre a experiência vivenciada pelo Colégio Estadual Azevedo Fernandes e o Centro Cultural Solar Ferrão/LabDimus.

23/05, 10h – Vídeo com depoimento da professora Ana Alice Costa, participante das oficinas virtuais do projeto ArteCriando 2020 nas redes sociais Dimus/Ipac.  

Museu do Recolhimento dos Humildes:

Série de vídeos com dicas de manutenção e limpeza de obras de arte em casa. Com Yara Chamusca, conservadora e restauradora Dimus/Ipac. 

18/05, 18h – Vídeo 1: limpeza de objetos em madeira.

20/05, 18h – Vídeo 2:  limpeza de objetos em gesso.

22/05, 18h – Video 3: limpeza de telas, quadros, técnicas em papel, acrílica, óleo, técnicas mistas.

Programação Palacete das Artes:

Na página do youtube.com/museupalacetedasartes e no Instagram @palacetedasartes.

De 17 a 23/05 – #tbt da Exposição POP/Bienais do artista Sante Scaldaferri. No Instagram @palacetedasartes.

Dia 17/05 – Vídeo sobre arte e sustentabilidade, produzido pela artista plástica Lula Cicala. Na página do youtube.com/museupalacetedasartes.

Dia 18/05 – Projeto Saúde nos Museus, vídeo do grupo de teatro “Os Insênicos”, composta por atores usuários do serviço de saúde mental Caps. Na página do youtube.com/museupalacetedasartes.

Dia 19/05, às 14h – Live “Conectando gerações” com Poliana Bicalho, coordenadora artístico pedagógica do Festival de Arte para Infância e Juventude – PETIZ e Renata Berenstein, mestre em Artes Cênicas (Ufba) e diretora artística do grupo teatral Os Insênicos. No Instagram @palacetedasartes.

Dia 20/05, às 17h – Vídeo com Raimundo Chagas sobre conexão entre cinema e museus e a experiência do projeto “Cinema no Palacete”, coordenado por ele. Na página do youtube.com/museupalacetedasartes.

Dia 22, às 14h – A pesquisadora Mariana Caribé falará sobre “Museus conectados com infância: o Palacete das Artes como um quintal urbano para as crianças de Salvador”. No Instagram @palacetedasartes.

Dia 23/05, das 8h30 às 9h30 – Projeto Amanhecer com Yoga especial, coordenado pela professora Carla Dantas. No Instagram @palacetedasartes.

Programação MAB:

Divulgação no Instagram MAB.

17/05 – Apresentação em vídeo, com mediação em cordel da abertura da exposição “Revisitando Modos de Ver e de Entender a Arte”. A mostra procura desenvolver a percepção estabelecendo as diferenças entre o olhar e o ver, e os conceitos de técnica, estilo e conteúdo.

18/05 às 16h – Palestra virtual com a museóloga Heloisa Helena: Museus fazem bem à saúde.

20/05 às 17h – Live com Simone Trindade, com o tema: Museus reinventados e conectados.