Palacete das Artes

palacete-das-artes

 O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, também chamado de “Villa Catharino” teve seu projeto arquitetônico idealizado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli, sendo concluído em 1912. Foi o primeiro imóvel de estilo eclético tombado pelo IPAC, em 1986. Após o tombamento, o Palacete abrigou a Secretaria Estadual da Educação e Cultura e os Conselhos Estaduais de Educação e de Cultura, até ser destinado a sediar o Palacete das Artes, em 2003. Seu espaço é constituído da Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., que abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e outros países; uma loja e café bar. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia.

Com sucesso de público no Palacete, permanece até o dia 31 de maio, na Sala Contemporânea, a exposição “Narrativas Poéticas” – Coleção Santander Brasil. A mostra apresenta 52 obras, de 34 artistas, acompanhadas por 48 poemas de 25 poetas. Destacam-se pinturas, gravuras e desenhos de expoentes do Modernismo brasileiro. A curadoria, assinada por Helena Severo, traz Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Gilvan Samico, Cícero Dias, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Tomie Ohtake e também trabalhos recentes, de artistas como Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis. Entre os poetas destacam-se três baianos: Gregório de Mattos, com A Instabilidade das Coisas do Mundo, que entra especificamente para a edição em Salvador, Waly Salomão, com Persistência do Eu Romântico, e Castro Alves, com Hebréia.

O Palacete das Artes integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
End: Rua da Graça, 284, Graça – Salvador (BA).
Tel: 3117-6987
Site: www.palacetedasartes.ba.gov.br