Miriam Arroyo e Gabriela Aidar palestram no 3º Encontro Baiano de Museus


Foto: Julay Santos

Na manhã desta quinta-feira, 22 de setembro, a convidada internacional do 3º Encontro Baiano de Museus, a museóloga mexicana Miriam Arroyo, falou sobre o tema “Museu, Território e Inclusão Sociocultural” no Teatro Municipal de Ilhéus. Com uma larga experiência na implantação de museus comunitários, Arroyo afirmou que os profissionais do setor devem entender que o trabalho nas comunidades não tem a ver com filantropia e sim com conscientização. “Nos países latino-americanos, onde a pobreza ainda atinge grande parte da população, a permanência dos museus comunitários fica comprometida se os projetos não estão relacionados à conscientização das pessoas sobre seus direitos básicos: ter acesso à educação, saúde e emprego”, afirmou.

Assim, explicou ela, um projeto sustentável se constrói levando em conta as culturas comunitárias e suas condições ambientais, geográficas e financeiras. E concluiu: “Somente desta forma as comunidades irão reconhecer os museus como parte de sua identidade e compreender como o passado serve para analisar o presente”.

Foto: Julay Santos

Em seguida, a discussão sobre inclusão sociocultural nos museus contou com a participação da historiadora Gabriela Aidar, que coordena um programa da Pinacoteca do Estado de São Paulo dedicado ao tema. Antes de apresentar o trabalho que realiza na pinacoteca, ela fez uma fala introdutória sobre conceitos “fundamentais para pensar projetos inclusivos dentro dos museus”: direitos culturais, acessibilidade, exclusão e vulnerabilidade social. E, se apropriando de uma compreensão do conceito utilizada pela ONG Cenpeq, enfatizou que equidade significa “tratar de maneira distinta os que não estão em condições de igualdade, exatamente para que sejam construídas relações justas”.

Dentre as atividades voltadas a pessoas em situação de rua e jovens e crianças de setores populares que o programa de inclusão sociocultural da Pinacoteca promove, figuram visitas continuadas, cursos de formação e produção de material de apoio para educadores e ações educativas extramuros.

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