Mimọ Ọkàn: Limpeza da Alma na Lavagem do Bonfim, nova exposição do Museu Tempostal

Em sua mais nova exposição, o Museu Tempostal, através de 36 postais e fotografias, contará a história de uma das principais manifestações que une culto religioso e festa popular, a Lavagem do Bonfim. A exposição Mimọ Ọkàn: Limpeza da Alma na Lavagem do Bonfim, terá abertura no dia 14/12, quarta-feira, às 10h.

A exposição conta como esse tradicional evento, a lavagem do Bonfim, começou e o processo percorrido para chegar ao festejo que temos hoje. Evidencia a importância que essa lavagem tem para a cidade e a notória participação das religiões de matriz africana em sua consolidação.

Aiala da Silva, museóloga responsável, explana sobre a relevância do festejo para a população, o que enfatiza a importância dessa exposição.

“Podemos entender a Lavagem do Bonfim como um momento de comemoração e de memória. Um momento para a elaboração e reelaboração de identidades.  É uma experiência religiosa única, na qual todos estão vivenciando aquele momento juntos. A identidade religiosa está presente como fator de unificação, no qual todos se identificam como filhos do Senhor do Bonfim e/ou de Oxalá, tornando-se um momento importante com um sentimento de pertença. ” Afirma a museóloga.

O acesso ao museu está condicionado ao uso de máscara e a apresentação do cartão de vacinação.